TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Seis Sigma

Por:   •  7/11/2016  •  Bibliografia  •  4.012 Palavras (17 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Seis Sigma é uma ferramenta para maximizar e otimizar os processos ou serviços prestados. A palavra sigma vem de origem grega que é empregada em estatística, no qual significa desvio-padrão, que nada mais é do que a medida de variação de dados.

Sendo reconhecida como uma ferramenta poderosa o Seis Sigma vem atraindo cada vez mais empresários por todo o mundo. Com esse trabalho será mostrado o porquê do sucesso, suas vantagens e desvantagens. Para isso é preciso compreender sua história, assim passará a entender seu presente sucesso.

O 6 Sigma surgiu na década de 80 quando a empresa Motorola passava por uma série de problemas de qualidade dos quais precisavam ser resolvidos.

O conceito do 6 Sigma é que defeito é qualquer coisa que iniba ou bloqueie a produtividade ou prestação de serviço

A estratégia parte de que todo trabalho é um processo e quanto menos variações, melhor o produto e satisfação do cliente

Nesta metodologia é determinada a melhor estratégia e ferramenta a ser usada no processo, com o objetivo de descobrir qual a necessidade do cliente e implantar a melhor estratégia que evite maiores variações. O método pode ser usado por qualquer funcionário ou área que deseja a melhoria, sendo que na Qualidade Total apenas especialistas fazem a aplicação de técnicas avançadas. A diferença de ambas é que no 6 Sigma os resultados são superiores e contínuos, que desencadeiam na melhoria da empresa, e relacionamento com clientes.

Conceito e Definição

A fase de Definição do 6 Sigma é aquela que irá determinar quais os projetos e as pessoas que trabalharão nele, após é necessário descobrir os clientes estratégicos, que são os que as empresas procuram estreitar o relacionamento ou que possuem uma grande parcela no faturamento do negócio.

Portanto, após identificar os clientes estratégicos é preciso saber e entender o que eles esperam da empresa e dos produtos ou serviços que estão adquirindo. Pois a ausência de erros, não garante a satisfação do cliente

Segundo o professor Noriaki Kano, existem três tipos de qualidade: a empolgante, a revelada e a esperada.

A Empolgante faz com que o cliente se sinta diferenciado, podendo a empresa cativar o cliente por fazer se sentir importante.

A Revelada é obtida por meio de pesquisas e entrevistas com os clientes. A qualidade empolgante e a revelada não costumam ser demonstradas neste tipo de pesquisa, pois ninguém diz o que não quer e o que seria ruim, como também não dizem o que seria ótimo e ficariam muito satisfeitos.

Para identificar as necessidades dos clientes pode se usar: pesquisa global de satisfação, pesquisa individual, reclamações de clientes ou análise de clientes perdidos. Todos os métodos têm suas vantagens e desvantagens, a empresa precisa analisar e ver em qual se adéqua para assim destinar suas ações. Depois de identificados todos os focos para a estratégia, identificasse os macro processos que são os principais processos que uma empresa precisa para atingir sua meta final. E para definir os macro processos envolve duas etapas a missão e a visão da empresa, eles costumam possuir grandes sistemas e impacto sobre o cliente.

Nem todo projeto se enquadra no 6 Sigma, pois as características de um projeto 6 Sigma é ter impacto em um CTQ de um cliente externo, ter alta probabilidade de sucesso; ser concluído em um tempo inferior a seis meses; ser de tamanho compatível com o prazo, incluir os funcionários no desenvolvimento, saber diferenciar o produto defeituoso do que não é.

A estrutura 6 sigma caminha paralelamente com a empresa, e dependendo do porte acaba não possuindo todas as funções.

Histórico 6 Sigma

A importância do Seis Sigma

Uma metodologia que está se consolidando no mundo dos negócios e possibilitando grandes conquistas às empresas é o Seis Sigma, um método que se concentra na diminuição ou eliminação da incidência de erros, defeitos e falhas em um processo. A metodologia visa também reduzir a variabilidade do processo. Alcançar o Seis Sigma significa reduzir defeitos, erros e falhas a zero e atingir a quase perfeição no desempenho dos processos. Esta associa um rigoroso enfoque estatístico a um arsenal de ferramentas que são empregadas com o objetivo de caracterizar as fontes da variabilidade para demonstrar como esse conhecimento pode controlar e aperfeiçoar os resultados do processo.

Como implantar

A implantação da metodologia 6 Sigma pode variar de empresa para empresa, mas, em geral, existem certas etapas que devem ser seguidas para garantir a implantação eficaz e eficiente. Estas etapas são:

o Selecionar os projetos corretos:

É na fase de definição que os projetos são selecionados, vale lembrar que nem todos os projetos são adequados para a aplicação da metodologia 6 Sigma, após identificação dos projetos é feita a tabela 5 Ws e 1 H para identificar os clientes estratégicos para entender o que eles esperam da empresa e do produto adquirido.

o Selecionar as pessoas corretas:

Os Black Belts devem ter perfil adequado como, por exemplo, gostar de desafios, saber trabalhar sob pressão, facilidade para se relacionar em todos os níveis da empresa, ser detalhista, ter desejo de sempre aprender novas técnicas, entre outras características. Já os Green Belts não precisam ter estas características tão acentuadas, uma vez que eles só trabalham em tempo parcial em projetos, porém devem ter bons conhecimentos sobre os processos estudados.

o Empregar as ferramentas e o mapa corretamente:

As pessoas selecionadas devem ser treinadas na metodologia DMAIC, que são as fases do 6 Sigma. Os Black Beltspassam por 160 horas de treinamento, e os Green Belts passam por 80 horas. Esta carga horária é necessária para garantir o sucesso da metodologia. Mesmo depois de tantas horas de treinamento, ainda é preciso um acompanhamento técnico nos primeiros projetos desenvolvidos por eles para esclarecer possíveis dúvidas e orientar qual a melhor maneira de abordar o problema.

Etapas para implantação

1. Sensibilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com