TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigmas

Artigos Científicos: Seis Sigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho do ava seis sigmas

Balanced Scorecard e Seis Sigmas

Introdução

O 6 Sigma consiste na aplicação de métodos estatísticos a processo empresarial, orientado pela meta de eliminar defeitos. A maioria das empresas opera no nível 4 Sigma, o que equivale a 6.210 defeitos por milhão de oportunidades de haver defeitos. O nível 6 Sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhão.

Pa ajudar a identificar o processo dos Seis Sigmas como as ferramentas de gestão BSC, os Seis Sigmas estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.

O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80 e, atualmente, é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido à quantidade de ferramentas utilizadas.

Seis Sigmas é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos para ajudar e orientar nos negócios de uma empresa e proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas.

Tecnicamente, Seis Sigmas apresentam um programa baseado para medir, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão, porém para atingir os objetivos do programa e colher os benefícios da implementação, é preciso que a empresa saiba exatamente como planejar e implementar os Seis Sigmas. É importante, também, que os funcionários sejam devidamente treinados para receber os Seis Sigmas na empresa.

Para poder verificar como os níveis de absenteísmo estão crescendo e como Pretende otimizar o recurso das horas extras, é simplificar a interface com os funcionários. A melhor forma e mais eficientes para fazer isso é aplicando uma metodologia ainda pouco utilizada pelas empresas brasileiras. Trata-se da metodologia de obtenção de resultados com base em análises estatísticas, desenvolvido pela Motorola na década de 80. Uma vez que implantada adequadamente a metodologia pode proporcionar entre outros a maior satisfação e melhores resultados financeiros para seus clientes, pois não é novidade alguma que a concorrência anda acirrada. Sendo assim, por questão de sobrevivência é poder saber a identificar as falhas e deficiências rapidamente e conseguir melhorar os processos. Para obter uma resposta para esses problemas, os seis sigmas pode ser a melhor solução e a salvação com a implantação de um sistema seguindo um roteiro denominado (D-M-A-I-C). Essa metodologia está o modelo: DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais. O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma. Também pode ser empregado se um processo atual necessita mais que somente uma melhoria incremental. Os processos Seis Sigma são executados por pessoas certificadas nos níveis Green Belt (cinturão verde) e Black Belt (cinturão negro) e são supervisionados por Master Black Belts.

A metodologia Seis Sigma passa por uma análise preliminar de definição do problema e, em seguida, utiliza as ferramentas estatísticas e de qualidade com o objetivo de transformar as informações em conhecimento necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com