TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis sigmas

Resenha: Seis sigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 2

Seis sigmas é um conjunto de praticas que visa melhorar processos para que sejam eliminados defeitos. O princípio fundamental dos Seis Sigmas é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.

Sigma é uma letra grega utilizada pela estatística para medir o desvio-padrão de uma população. Em qualidade, o sigma é uma medida de variabilidade usada para indicar quanto dos dados insere-se nos requisitos do cliente. Quanto maior os sigmas do processo melhorem os produtos ou serviços ou menor o número de defeitos.

O inicio da utilização da estratégia de Seis Sigmas foi em 1987 na Motorola e logo foi adotada por Jack Welch em 1995, quando dirigia a GE.

Existem algumas definições de autores para os Seis Sigmas;

Para Welch (2001):

[...] “o grande engano é supor que os Seis Sigmas trate de controle de qualidade e de fórmulas estatísticas. Em parte é isso, mas não fica só nisso. Vai muitíssimo além. Em última instância, impulsiona a melhoria da liderança, ao fornecer instrumentos para que se raciocine sobre assuntos difíceis. No âmago do Seis Sigma, agita-se uma idéia capaz de virar uma empresa pelo avesso, deslocando o foco da organização para fora de si própria e convergindo-o no cliente.”.

Para Pande, Neuman e Cavanagh (2001), Seis Sigma é:

[...] um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Seis Sigmas são singularmente impulsionados por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado dos fatos, dados e análise estatística e pela atenção diligente à gestão, melhoria e reinvenção dos processos do negócio.

Segundo PANDE, NEUMAN, CAVANAGH (2001) o Seis Sigma conta com duas metodologias de máxima eficiência que são DFSS (Design For Six Sigma) que é utilizado quando precisamos desenvolver um produto ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com