TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da Resolução de Problemas - Matemática

Por:   •  22/5/2019  •  Abstract  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

UNEMAT – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Aluno: Wellerson Oliveira.                        Professor: João Bosco.

Didática em Educação Matemática

METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

        Atualmente as didáticas escolares se resumem na maioria das vezes “o passar do conteúdo na forma da antiguidade”, costumo dizer assim, “o professor utiliza o quadro, livro, giz e a abordagem do conteúdo”. Algo que vem praticado frequentemente. Nesse âmbito, os alunos não conseguem chegar a novos horizontes, novas formas de pensar e aprender, o “porquê” de compreender a matemática.

        Temos formas de ensino apresentadas na Tendência Matemática como modelagem matemática, etnomatemática entre outros. Um aspecto que está tendo grande relevância na utilização das didáticas docentes é a Resolução de Problemas.

        Afinal o que é resolução de problemas e qual o objetivo em si dela? A Resolução de Problemas ajuda o aluno a pensar diferenciado, ou seja, começam a utiliza-la como uma metodologia de ensino. Pois, ela busca situações do cotidiano onde através de suas habilidades e domínio dos procedimentos escolares chegará a conclusão de seu objetivo.

        Essa técnica de didática o aluno terá uma reflexão melhor do assunto que está querendo concluir. Sendo assim, terá todo uma etapa e sequência para chegar a uma solução.

“A utilização da resolução de problemas na prática educativa da matemática é uma metodologia que deve merecer atenção por parte de todos os professores. [...] envolver o aluno em situações da vida real, motivando para o desenvolvimento do modo de pensar matemático”.

        Isso sim está correto, pois, para os alunos a matemática se resumi apenas em conta e conta. Mas não, temos que mostrar o porquê da prática pedagógica deste conteúdo, ampliar sua visão ao mundo real, e aonde podem usar esses conhecimentos. Exemplo: algum problema que aconteceu recentemente como desastre de Mariana. Os alunos podem usar seus conhecimentos matemática e pensar em algo para descobrir uma forma de quanto de derramamento de minério que caiu nos rios e mares por exemplo. Esse é o objetivo da Resolução de Problemas na matemática. Não queremos saber a conta, mas sim, a forma que ele levou a chegar a sua conclusão.

        Como no texto diz “ É interessante que estes estejam vinculados a fatos e acontecimentos do dia-a-dia do aluno. Neste sentido jornais e revistas podem ser utilizados como fontes de materiais para desenvolver este tipo de trabalho”.

        Então, podemos trabalhar inúmeras possiblidades de conteúdos na Resolução de Problemas. É através dela que faremos a verdadeira aplicação da matemática e saindo do método da antiguidade, apenas na utilização de livro e quadro negro. Temos que levar a mente do aluno ao mundo. Expandir todo seu conhecimento que está preso em si. As práticas melhoram a abordagem do conteúdo muito mais do que apenas a sua teoria na sala de aula.

        Podemos destacar seu pensamento crítico e raciocínio que os levou a conclusão. O professor pode utilizar esses métodos para avaliação do aluno, assim, é fácil perceber como está o pensamento do aluno. Compreender como ele pensa.

        Como diz o texto, essa forma pode incentivar o aluno, pois, ele pode abordar temas de seus interesses, jogos, músicas, esportes entre outros.

        Ainda mais, muitos professores afirmam que a produtividade de uma aula gera em torno do aluno quando o mesmo é desafiado a algum problema a ser resolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com