TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de metodologia / resolução de problemas

Tese: Fundamentos de metodologia / resolução de problemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Tese  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1: Fundamentos da Engenharia de Métodos/Resolução de Problemas.

PASSO 1:

PASSO 2:

De acordo com a pesquisa feita anteriormente, sobre as estruturas cristalinas dos metais, este trabalho apresentará um estudo sobre a utilização de um vasilhame de alumínio para o armazenamento de líquidos, no qual apresentaremos bebidas com elevado nível de álcool como produto principal.

A produção deste líquido, o qual caracteriza-se altamente inflamável, para que seja feita de maneira correta e segura, é regida pela NR 16 – Atividades e Operações perigosas, diz-se:

16.6. As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos. (www.normaregulamentadora.com.br)

PASSO 3:

(1)

(3)

(2) (4)

Figura 1: (1) Desempenho e custo, (2) microestrutura, (3) composição, (4) síntese e processamento. – Aplicação da Ciência dos materiais na Indústria de bebidas alcoólicas.

PASSO 4:

RELATÓRIO 1: Estrutura do Vasilhame e Propriedades Mecânicas do Vasilhame

Para a fabricação deste vasilhame, foi escolhido a fundição em areia. Sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa.

Fundição em areia: a baixa densidade das ligas de alumínio, que permite trabalhar com baixas pressões. Por outro lado, a dificuldade que as ligas de alumínio apresentam para se libertar dos óxidos e expelir os gases do molde constituem-se em desvantagens, que exigem cuidados especiais. Sendo assim, é muito importante maximizar a permeabilidade do molde, permitindo o deslocamento do ar e dos outros gases à medida que o metal líquido penetra na cavidade.

Outra desvantagem na fundição de ligas de alumínio é sua fragilidade a quente. Como a resistência mecânica das ligas de alumínio durante a solidificação é muito baixa qualquer obstáculo que signifique maior resistência à contração resulta no surgimento de trincas. Outra característica importante das ligas de alumínio é a elevada contração de solidificação, que exige que esta seja compensada.

A areia utilizada na fundição das ligas de alumínio pode ser natural ou sintética. Para que a areia de fundição seja lisa o suficiente é necessário que o teor de argila seja razoavelmente elevado.

O molde deve ser projetado de modo que os canais permitam o acesso à cavidade por vários pontos diferentes, o que permite que seja possível o vazamento a uma temperatura mais baixa e proporciona melhor seqüência de solidificação. A altura de vazamento deve ser suficientemente alta para minimizar a formação de escórias e o aprisionamento de ar dentro do molde.

Nos metais, o fenômeno do escoamento ocorre no momento em que surge uma deformação plástica ou permanente; a tensão limite de escoamento é determinada através da definição de uma pré-deformação específica e serve como um indicativo da tensão na qual tem inicio a deformação plástica.

Com base no comportamento tensão-deformação, os polímeros se enquadram dentro de três classificações gerais – frágil, plástico, e altamente elástico. Tais materiais não são resistentes nem rígidos como os metais, e suas propriedades mecânicas são sensíveis a mudanças na temperatura e na taxa de deformação.

No ensaio de dureza do vasilhame de alumínio utiliza-se o método de Brinell, onde um penetrador esférico e furo é forçado contra a superfície do metal a ser testado. Durante o ensaio, a carga é mantida constantemente por um tempo específico, entre dez e trinta segundos. Os materiais mais duros, exigem a aplicação de cargas maiores.

O diâmetro da impressão é a média de duas leituras tomadas em ângulo reto. O uso de uma tabela de Número de Dureza Brinell (HBN) pode simplificar a determinação da dureza.

A esfera do teste Brinell provoca a endentação mais profunda e mais larga. Com isto a dureza medida no teste abrange uma porção maior de material, resultando numa média de medição mais precisa, tendo em conta possíveis estruturas policristalinas e heterogeneidades do material. Exige-se uma impressão bem definida, isso obriga a ter uma superfície lisa e plana, onde é feita a impressão.

Faculdade Anhanguera Educacional – Rio Grande

Engenharia de Produção

Professor Daniel

ATPS – Materiais de Construção Mecânica

BIBLIOGRAFIA:

Fundamentos da Ciência e Engenharia de Materiais – Calister Jr., Willian D.

www.normaregulamentadora.com.br

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

DE JUNDIAÍ - POLITÉCNICA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA I

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA I

Trabalho de iniciação cientifica apresentado a Faculdade Anhanguera Educacional de Jundiaí.

Trabalho sob a orientação técnica do (a) Prof..

2012

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo definir o conceito de um diagrama Tensão x Deformação de materiais dúcteis e/ou materiais frágeis, bem como suas propriedades mecânicas, como tensão limite de escoamento, tensão limite de resistência e tensão de ruptura.

Para este trabalho, foi escolhido o Alumínio e suas ligas como material de estudo.

SUMÁRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com