TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Análise e Solução de Problemas

Por:   •  4/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

1 – INTRODUÇÃO

A Metodologia de Análise e Solução de Problemas, também conhecida por MASP, é um método de origem japonês desenvolvido para solução de problemas, trata-se de um roteiro profundamente detalhado e complexo utilizado na resolução de problemas em empresas.

Com origem no PDCA, o MASP, possui oito etapas e se diferencias pela sua objetividade e racionalidade e forma de organização, sendo aplicado a problemas crônicos, complexos e sistêmicos.

O MASP pode ser visto como uma metodologia de controlar e manter a qualidade dos produtos e ou serviços desenvolvidos pelas organizações. Através deste método, procura-se analisar, interpretar e aplicar a solução de forma lógica a problemas considerados “crônicos”, aqueles que já passaram por uma série de tentativas sem sucesso de solução. 

2 – DESENVOLVIMENTO

Metodologia de Análise de Solução de Problemas (MASP) é um dos métodos mais utilizados em uma gestão, onde ajuda a identificar problemas futuros dentro do processo e solucionar os mesmos. Estes problemas podem ser definidos por causas, efeitos e pode resultar em consequências graves.


          A solução de um problema deve seguir uma sequência determinada pela MASP que são: identificação do problema e uma análise do mesmo para ter então, conhecimento que possibilite a tomada de decisão.


          Nela são apresentados dois tipos de abordagens para a solução de problemas. O primeiro é PSP (Processo
 de Solução de Problemas) onde é utilizado para solucionar um problema que já aconteceu e requer abordagem de ações corretivas para o problema. PMP (Processo de Melhoria de Processo) é a parte de melhoria do processo já existente. Nesta abordagem utilizam-se ações preventivas, afinal, não há um problema a ser resolvido, e sim um processo a ser melhorado.

3 – ETAPAS DO MASP

A solução dos problemas de uma empresa, segundo Vicente F. Campos (1992), precisa ser feita de forma metódica e todos colaboradores devem estar envolvidos na solução de algum problema da empresa, desde o presidente até os operadores.

[pic 1]

3.1 – IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

Definir claramente o problema e reconhecer sua importância (Identificação dos problemas mais comuns, Levantamento do histórico dos problemas, Evidência das perdas existentes e ganhos possíveis, escolha do problema, formar a equipe e definir responsabilidades, definir o problema e a meta).

3.2 – OBSERVAÇÃO

Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista (Observação das características do problema através de dados existentes, Observação do problema no local, Cronograma de trabalho).

3.3 – ANÁLISE

Descobrir as causas fundamentais (Levantamento das variáveis que influenciam no problema, Escolha das causas mais prováveis (hipóteses), Coleta de dados nos processos, Análise das causas mais prováveis; confirmação das hipóteses, Teste de consistência da causa fundamental, Foi descoberta a causa fundamental?).

3.4 – PLANO DE AÇÃO

Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais (Elaboração da estratégia de ação, Elaboração do plano de ação, Negociação do plano de ação).

3.5 – AÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com