TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Tradicionais de aprendizagem versus as Ativas de aprendizagem

Por:   •  3/1/2016  •  Artigo  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 7

Metodologias Tradicionais de aprendizagem versus as Ativas de aprendizagem

Alanna Hillary Pereira Résio (PUC Goiás) alanna_hillary@hotmail.com

Gabriella Borges Rodrigues (PUC Goiás) gabriella_b_rodrigues@hotmail.com

Lucas Camargo de Oliveira (PUC Goiás) lucascamargo-eng@hotmail.com

Resumo

Este artigo apresenta reflexões e relatos como resultados da utilização das metodologias ativas no ensino universitário. Para isso, realizou-se um questionário de onze perguntas para quinze alunos concluintes, e a partir do resultado, foi possível concluir a análise com êxito. O presente trabalho proporciona uma reflexão aos profissionais da educação, para que desenvolvam um trabalho pedagógico prazeroso através de uma metodologia diferenciada.

Palavras chave: Faculdade. Estilo de Aprendizagem. Metodologias Ativas. Engenharia.

Abctract

The fact is when all the people is talk over about the active methodology x traditional methodology, searching the best opinion about the results, what we can get about it all, the text can to prove  that exits an better way to prove the best one, whit concrete evidence. This work provides a reflection on education professionals, to develop a pleasant pedagogical work through a different methodology.

1. INTRODUÇÃO

Etimologicamente, considerando a sua origem grega, a palavra metodologia advém de métodos, que significa META (objetivo, finalidade) e HODOS (caminho, intermediação), isto é caminho para se atingir um objetivo. Por sua vez, LOGIA quer dizer conhecimento, estudo. Assim, metodologia significaria o estudo dos métodos, dos caminhos a percorrer, tendo em vista o alcance de uma meta, objetivo ou finalidade.

Partindo dessa formulação, a metodologia do ensino seria o estudo das diferentes trajetórias traçadas/planejadas e vivenciadas pelos educadores para orientar/direcionar o processo de ensino-aprendizagem em função de certos objetivos ou fins educativo-formativos. Há dois tipos de metodologia: tradicional - Exige um comportamento Passivo do aluno. Muitas vezes o professor é como o possuidor do poder que deve ser transmitido ao estudante aquém se considera vazio e precisa preencher a sua mente.  Moderna – Considera o Desenvolvimento natural do aluno e a necessidade de aprendizado ativo, participante e de descobertas. Para isto precisa de todos os sentidos: Ver, ouvir, tocar, sentir, experimentar e até provar se for possível.

Os professores buscam alternativas para ministrar o conteúdo de forma que atinja com clareza seu ensino a um número maior de alunos. Entretanto, para algumas disciplinas e cursos, sejam estes muito práticos ou interdisciplinares, é comum encontrar dificuldades quanto à explanação do professor. Dessa forma, alguns professores buscam meios alternativos de ministrar suas disciplinas, com o intuito de aperfeiçoar a didática de sua arte de ensino na sala de aula (RIBEIRO, 2007 apud LEMOS RODRIGO et al. 2013), surgindo metodologias ativas.

Vivemos um momento diferenciado do ponto de vista do ensinar e aprender. Aprendemos de várias formas, em redes, sozinhos, por intercâmbios, em grupos etc. Essa liberdade de tempo e de espaço em processos de aprendizagem configura um novo cenário educacional, onde várias situações de aprendizagem são possíveis com a ajuda das Metodologias Ativas.

Segundo Junior Ferid et al. (2011 pg.02) Os métodos de ensino não podem ser nunca encarados como respostas definitivas para os mais sérios problemas educacionais, como modelos preestabelecidos. Deve-se ter muito cuidado com as generalizações em um campo que sofre a influência de tantas e tão complexas variáveis. Neste contexto o presente trabalho busca contribuir com esta discussão, mapeando as características e as importâncias de cada Metodologia.

2. OBJETIVO

Em relação aos Métodos de ensino, este busca discutir e analisar o aprendizado dos alunos nas faculdades para os cursos de Engenharias, mapeando características e as importâncias de cada Metodologia.  

3. REVISAO DE LITERATURA

Desde a antiguidade até o início do século XIX, oque mais se percebia na prática-escolar era uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo. Aprender era quase sempre memorizar. Neste tipo de aprendizagem, a compreensão desempenhava um papel muito reduzido.

Com o passar do tempo, a raça humana vem desenvolvendo um papel evolutivo, com relação a todos os aspectos quando se tem em conta os mecanismos de aprendizagem, conhecido como metodologia de ensino, oque se tem a perceber é que não existe um termo ou meio que comprove que determinado método é mais qualificado ou rende mais resultados que outro oque se pode buscar é uma tentativa de avaliação levando em consideração muitos aspectos como o tempo, características do receptor, informações a serem passadas e outros aspectos não listados.

Contudo existe ainda uma busca de avaliar de forma concreta, qual metodologia é a mais efetiva, baseado em informações atuais, oque se conclui é que metodologias tradicionais tem uma menor avaliação positiva, comparado à metodologia ativa, pois se percebe uma barreira entre memorizar e aprender.

A necessidade de romper com a postura de mera transmissão de informações, na qual os estudantes assumem o papel de receptáculos passivos, preocupados apenas em memorizar conteúdos e recuperá-los quando solicitado.

Uma alternativa segura para eliminar as fronteiras entre esses diferentes atores é o diálogo, que funciona como um potencializador da elaboração de conflitos e permite o trabalho coletivo (FREIRE, 2008, p.55).

Percebe-se que a inovação metodológica é mais comum nas regiões mais desenvolvidas, deixando de lado alguns paradigmas e tradições já não muito predominantes, a busca de novos métodos para um maior resultado e aprendizado é algo muito visado em regiões mais desenvolvidas, por serem cidades chaves no ensino, a concorrência entre instituições de ensino é algo surreal, pois se tem uma briga entre resultados, no qual afeta financeiramente cada instituição, novos métodos de aprendizado servem como mecanismo de marketing, logo a metodologia ativa é mais comum, pois remete ao inovador e não ao ultrapassado, passando uma sensação de sucesso e resultado.

A proposta de uma prática metodológica nova é um método de partida para o desconhecido, representando, muitas vezes, uma ameaça ao posto conquistado. O desconhecido abre novos caminhos e possibilidades de mudanças.

O importante é compreender a proposta do método, em que o professor deve assumir os papeis de facilitador, orientador, moderador e observador e o aluno o de protagonista da sua aprendizagem e que a sala de aula deve ser o palco dos debates sobre o aprofundamento dos conteúdos sob uma orientação, o momento em que se dedica à medição da avaliação da aprendizagem, ao esclarecimento de pontos conflitantes sobre a compreensão e apropriação do conteúdo antecipado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (259.1 Kb)   docx (106.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com