TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Palestra: Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas

Professor: Mônica Mandaji

A sociedade atual pede uma escola mais criativa, que ajude a desenvolver a solidariedade, a colaboração, o empreendedorismo – elementos capazes de produzir sentido em meio às mudanças da modernidade. É fato também que de tempos em tempos, aparece uma nova ferramenta com a promessa de revolucionar o ensino – isto foi visto com os laboratórios de informática, reforma curricular, PNE (Programa Nacional de Educação), PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), tablets, livros digitais, entre outras propostas que ainda apresentam pouca efetividade. Em sua opinião e a partir da palestra “Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas”, o que leva a esta pouca efetividade das propostas de integração das Tecnologias e metodologias ativas ao aprendizado? Existe resistência à implantação destas abordagens? Como preparar o educador para esta nova realidade? Aproveitem e contem suas experiências sobre o tema.

A tecnologia está presente num ritmo sem precedentes de conhecimentos, gerando transformações no que diz respeito às formas de estrutura, organização e apresentação do conhecimento acumulado. Diante da revolução digital e do progresso tecnológico, cada vez mais presente num ritmo sem precedentes de conhecimentos a escola não pode deixar de lado a eficácia da tecnologia e seu uso em sala de aula uma vez que seu principal objetivo é promover uma aprendizagem significativa, que vá de encontro as necessidades do aluno.

O uso da internet em sala de aula perpassa por grandes debates a favor e contra essa prática e como utilizar essas diferentes linguagens midiáticas no ambiente escolar. Instrumento de conhecimento rápido e de domínio pelos estudantes, a internet está cada vez mais presente nos ambientes educativos, sendo o grande desafio utilizar desses meios na construção de conhecimentos significativos para a aprendizagem. Existe na atualidade diversas formas para utilização da Informática na educação, no entanto para beneficiar-se com esse processo a escola precisa realizar mudanças na metodologia educacional para obter um melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pela Informática, através do “planejamento” e da “capacitação dos professores”, a fim de capacitá-los como profissionais aptos a trabalhar em ambientes informatizados e levar o aluno ao conhecimento.

Na atualidade não existe mais espaço para aulas meramente expositivas, onde o professor é o “dono” do saber de forma incontestável. Há um fluxo muito intenso de novas circulando diariamente numa enorme velocidade, e os alunos tem acesso a elas. Desse modo, torna-se necessário que haja um maior diálogo em sala de aula, uma efetiva interação, onde professor e aluno aprendam juntos.

Para que o professor utilize essas novas mídias disponíveis, é necessário que ele busque conhecer a mesmas e procure a melhor maneira de utilizá-las em suas aulas, com objetivo de diminuir a distância entre os conteúdos das aulas e a vida dos estudantes.

Infelizmente a integração das novas tecnologias ainda não é tão frequente como deveria ser e é também um desafio para muitos docentes. A formação não considera, em muitos casos, essas tecnologias e restringe-se ao teórico fazendo com que o professor tenha que buscar esse conhecimento em outros espaços, o que nem sempre dá certo porque frequentar cursos com poucas horas nem sempre garante ao professor domínio e segurança para utilizar essas tecnologias.

Outro ponto importante a ser considerado é que as tecnologias permitem aos usuários uma grande interação e participação, o que os coloca no papel de sujeito de suas ações. No entanto na escola muitas vezes tais oportunidades não lhe são proporcionadas, uma vez que os professores precisam cumprir os conteúdos ditados pelo currículo, o que distancia cada vez mais o cotidiano escolar da vida dos estudantes, pois as práticas educativas não estão contextualizadas com o universo deles. “Colocamos tecnologias na universidade e nas escolas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com