TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas

Por:   •  29/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Pedagogia

TG – VII

 Palestra: Estilos de Aprendizagem e Metodologias Ativas

Viviane Almeida de Aquino

RA:1600725

Polo

Porto Alegre

2017

As instituições de ensino ou mesmo os docentes não estão preparados para essa nova proposta de aprendizagem a Integração das Tecnologias e Metodologias Ativas ao Aprendizado, levando assim a pouca efetividade da mesma. Estás muitas vezes não possuem um laboratório de informática ou mesmo um espaço para uma aprendizagem lúdica. Já os docentes não dominam as tecnologias, para que possam usar como suporte em sala de aula ou não se permitem inovar, ousar, e investir no novo. Querendo muitas vezes lecionar da mesma maneira da sua época, esquecendo que a clientela de hoje é de uma nova geração, e precisa ser estimulada de diversas maneiras para que possa construir o conhecimento.

        Entendo que nos dias atuais, o contexto da aprendizagem tem sofrido muitas alterações, um de seus maiores desafios, nessa nova era da educação e de grande importância, e a atualização dos profissionais da educação. Ao escolher a profissão de educador, o profissional deve estar ciente da atualização constante, buscando a informação e a evolução para que possa se destacar e propiciar um ensino de qualidade. Sendo um mediador do conhecimento, provocando no aluno o senso crítico, criativo e aguçando sua curiosidade.

        Deve-se sempre, ter em mente, não perder a curiosidade e o intuito de despertar no aluno a mesma curiosidade e interesse. Nesse novo método de ensino, é importante o professor saber equilibrar suas práticas educativas, as tornando variadas e não deixando de lado os livros, que devem continuar tendo um olhar de destaque. 

        A instituição de ensino que trabalho, possui um laboratório de informática bem equipado, um espaço para uma aprendizagem lúdica, com lousa e todos equipamentos necessários para que essa aconteça. Todos os profissionais de educação recebem formação sobre Mídias e Novas Tecnologias, mas muitas vezes percebo que em alguns docentes falta interesse em colocar em prática e se desvencilhar do passado e se abrir para o novo.

        Precisamos como educadores nos permitir, a despertar em nossos alunos permanentemente o interesse e a motivação, desafiando-os o tempo todo, o que só se consegue através da curiosidade. Só assim formaremos cidadãos críticos e criativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com