TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILOS DE APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS ATIVAS

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]

PALESTRA:

ESTILOS DE APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS ATIVAS

Aluno(s):                                                 ;

Caroline Inês Baumgratz    RA: 1512065

Andressa Eidt                     RA: 1412001

Polo de São Miguel D’Oeste – SC

2017

EXISTE UMA NOVA EDUCAÇÃO?

Atualmente, a educação encontra-se inserida em um universo muito amplo, abrangente e em constante transição, afinal com as mudanças ocorrendo constantemente mundo a fora, com a inserção de diferentes tecnologias, consequentemente essas mudanças refletiram e acarretaram em grandes mudanças e transformações em sala e aula, tornando consequentemente um verdadeiro desafio aos professores trabalharem em sala aula.

Com a realidade da educação brasileira, é comum termos em sala, 30 as vezes até 40 alunos. E o fato é que esses alunos trazem consigo uma bagagem cultural e uma história de vida própria, possuem diferentes personalidades, problemas, dificuldades, aptidões e estilos de aprendizagem. Desse modo, o professor tem por desafio buscar metodologias de ensino que não excluam ou privilegiem apenas alguns educandos, tentando abranger a todos, cada um em sua peculiaridade.

Porém, muitos são os professores e instituições que ainda acreditam que o melhor método de ensino/aprendizagem é o de eles serem os detentores do conhecimento enquanto os educandos apenas escutam e recebem as informações como se fossem recipientes vazios nos quais os educadores depositam o conhecimento. No entanto, atualmente o conhecimento está ao alcance de todos, basta um clique para se receber qualquer informação, e os educandos desde novos encontram-se rodeados pelas tecnologias. Dessa maneira, ao entrarem em sala de aula, as crianças já estão ligadas e antenadas, possuindo um conhecimento prévio, de modo que para eles o professor não é tido mais como o dono do saber.

Pudemos notar essa situação nitidamente na época do colegial: fomos colegas de aula do pré-escolar até a oitava série e nesse período, os meios tecnológicos estavam sendo inseridos no contexto escolar. Já possuíamos um bom conhecimento relacionado por termos contato com os mesmos em casa, no entanto os professores mais antigos, não davam muita abertura para o que sabíamos, e quando tínhamos a oportunidade de utilizar a tecnologia nas aulas era apenas para pesquisas e apresentações de trabalho, não havendo um real e efetivo aprendizado por essas atividades não serem encaminhadas de forma correta: as pesquisas eram mais uma cópia/cola do que estava disponível, enquanto as apresentações eram leituras do conteúdo em power point . Poucas foram as vezes que as atividades propostas realmente serviram ao seu propósito.  

        No entanto, quando se fala em tecnologias, consequentemente deparamo-nos com a integração das tecnologias na educação, afinal, é fato que as tecnologias já estão presentes no meio educativo. Porém, muitas vezes quando as tecnologias são imersas no ambiente educacional, não se há um preparo ou um processo de ensino aos docentes de como lidar com elas de modo que consequentemente o próprio professor sente-se despreparado para trabalharem com elas, afinal como ensinar a partir de algo com o qual não se sabe lidar de forma correta?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com