TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micrômetro

Artigo: Micrômetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

O Micrômetro

O que ele faz e o que mede? É um instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto (tais como espessura, altura, largura, profundidade, diâmetro etc.) com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro.

Como se mede? O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico.

Como se utiliza?

Passo 1. Colocar o objeto a ser medido entre o pistão e o suporte.

Passo 2. Girar o controle do pistão até que ele toque o objeto.

Passo 3. Girar o controle do pistão com mais cuidado, até ouvir três cliques.

Passo 4. Verificar se tanto o pistão quanto o suporte estão tocando o objeto uniformemente.

Passo 5. Acionar a trava do dedal enquanto o objeto está dentro.

Passo 6. Remover o objeto do micrômetro.

Histórico do instrumento

Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples.

Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado palmer.

Em 1890, Laroy S. Starrett patenteou um micrômetro mais aperfeiçoado, utilizando uma tampa para a haste, um módulo que aumentou a velocidade de medição e outras melhorias, o que transformou a versão antiga deste instrumento em uma ferramenta extremamente moderna, que mantém até hoje o mesmo princípio de funcionamento. Laroy S. Starrett é o fundador da Starrett, atualmente uma das maiores fabricantes de ferramentas e instrumentos de medição do mundo, com sede em diversos países.

Cuidados e manutenção

Deve-se à transferência de calor no momento em que o operador trabalha com o micrômetro segurando-o, incidência direta de luz solar e proximidade de um forno ou ventilador.

Causa erros de leitura, desalinhamento dos sensores pela dilatação do arco.

Reduzido pelo emprego de um plástico isolante no arco do micrômetro, segurando o mesmo por intermédio de um pedaço de couro ou o mais apropriado utilizando um suporte especial que se fabrica para este fim.

Forças excessivas provocam deformações e achatamentos nas peças submetidas à medição.

Causam deflexão do arco resultando na separação das superfícies de medição.

Força de medição deve ser igual àquela usada na ajustagem e que não seja demasiada , o fuso deve ser apertado lentamente (sem impulso) sempre por intermédio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com