TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mineração: A Extração de Substâncias Minerais

Por:   •  30/5/2016  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 2

MINERAÇÃO

É a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais, o maior polo de mineração no Brasil é São Paulo, a mineração é utilizada em muitas áreas na indústria, mas a maior utilização é na área da construção civil. A mineração sempre esteve presente na economia do Brasil, apesar de sofrer picos de altas e baixas de valores, ainda é uma fonte de renda bem rentável.

A mineração quando feita da forma correta é boa para o meio ambiente e para a população ao seu entorno, pois de uma área degradada com a mineração pode se fazer outras coisas, como por exemplo, condomínios residenciais, parques (Nós temos o Villa Lobos que é um parque feito em uma área de mineração), ou até mesmo deixar que a vegetação nativa cresça novamente com toda a sua fauna e flora uma vez que degradada para exploração do meio.

Por outro lado quando a mineração é feita de maneira inadequada sem as licenças ou as avaliações de risco devidas, podemos ter consequências graves tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas ao seu entorno, causando diversos problemas para a saúde humana, fauna e flora do local degradado.

Hoje temos as grandes mineradoras que por serem de grande porte tem os “olhos” voltados para ela de toda a população, órgãos públicos, e órgãos fiscalizadores. Entretanto o grande problema que temos são as mineradoras clandestinas que por não sofrerem nenhum tipo de fiscalização fazem a mineração de qualquer jeito sem nenhum tipo de documentação, liberação, ou uma analise do local, o que prejudica ainda mais os rios e terrenos no qual a atividade mineradora está localizada. Uma medida para acabar com as mineradoras clandestinas é o envolvimento da população do local, através de denuncias ou até mesmo parando de comprar os produtos provenientes dessa mineração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com