TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minimização de Resíduos na Indústria de Fundição

Por:   •  7/6/2016  •  Artigo  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS NA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO

Jéssica Rebelato Molina1, Raphael Ferreira Duarte2, Guilherme Bueno de Oliveira3

1Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Graduanda do Curso de Engenharia de Produção

2Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Graduando do Curso de Engenharia de Produção

3Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Graduando do Curso de Engenharia de Produção

*jessicarebelatomolina@gmail.com

RESUMO

Os resíduos sólidos gerados antes da industrialização não era um problema grande para o meio ambiente, pois esses resíduos eram em sua maioria de origem orgânica. Mas após esse período os tipos de resíduos sólidos mudaram e também o volume aumentou seu número em grande escala, o que veio a se tornar um grande problema ambiental. Na indústria de fundição são gerados vários tipos de resíduos poluentes. As indústrias vem enfrentando grandes problemas para dar a destinação adequada para esses resíduos, como o alto custo. Para reverter esta situação as indústrias estão buscando alternativas como a minimização de resíduos, onde procura-se reduzir  a quantidade de resíduos a ser disposta ou tratada. Este trabalho visa a minimização de resíduos gerados na indústria de fundição.

PALAVRAS- CHAVE: Minimização de resíduos, Indústria de fundição, Resíduos sólidos, Prevenção à poluição.

INTRODUÇÃO

As indústrias vem gerando cada vez mais problemas ambientais, ocasionados pela produção.

Segundo Marinho (2001) “Os processos produtivos, com seus benefícios e males, se espalham por todo o globo e, se mantidos os atuais procedimentos, as últimas áreas ainda relativamente preservadas logo serão atingidas”.

Por isso houve a grande necessidade de buscar novas tecnologias para reduzir e minimizar ao máximo a produção de resíduos nocivos ao meio ambiente e assim adequar-se as leis ambientais.

Surgiram programas de Produção mais Limpa (P+L) e Prevenção à Poluição (P2), que tem por objetivo antecipar e previnir futuros problemas ambientais.

Este trabalho vem trazer, através de pesquisas bibliográficas, soluções para minimizar e reduzir os resíduos gerados na indústria de fundição.

Indústria de Fundição

Segundo  Siegel  (1978), a industria de fundição é de importante relevância para o desenvolvimento de um pais. Sabendo que diferentes tipos de maquinas e equipamentos com peças metálicas produzidas, dependem diretamente de um processo de fundição.

Uma fundição é caracterizada pela transformação de minérios de ferros em ligas metálicas, que por sua vez, ainda em estado liquido, são despejadas dentro de moldes ocos normalmente feitos de areia e resina, para a produção de peças fundidas.

Os processos de fundição podem ser divididos em modelação, confecção do modelo com a forma final da peça a ser produzida, moldagem, confecção do molde baseado no modelo. Também temos macharia, confecção dos machos eventualmente necessários para proporcionar os espaços ocos ou vazios na peça, fusão, obtenção do metal líquido, vazamento, enchimento do molde com metal líquido e por ultimo a desmoldagem que é retirada da peça e remoção dos resíduos do molde.

Conforme OLIVEIRA (1998), o fluxograma detalhado do processo de fundição pode ser visualizado na Figura 1, apresentada abaixo

[pic 1]

Figura 1- Fluxograma do Processo de Fundição. Fonte: OLIVEIRA (1998)

Segundo Diehl (1996), a atividade de fundição é consumidora intensa de insumos (areia, bentonita, resinas, pó de carvão, tintas, refratários, ferro, entre outros), ao mesmo tempo em que contribui para a sociedade reciclando toda espécie de sucata metálica, transformando-a em bens de consumo e de capital. A fundição é essencial à sociedade e acompanha o seu desenvolvimento, sendo assim compatibilizá-la aos novos padrões ambientais é essencial.

Devido a grande quantidade de resíduos sólidos gerados pela fundição, era normal até bem pouco tempo atrás que empresas depositassem estes resíduos em aterros, sem nenhuma preocupação com questões ambientais. De acordo com Mariotto & Bonin (1996), o custo da geração de tais resíduos já afeta a economia destas empresas no Brasil e a situação tende a agravar-se devido a fatores como o aumento dos custos de disposição, transporte de resíduos, a progressiva carência de áreas adequadas para depositá-los e a eminente exigência adequação às normas ambientais internacionais, tais como às normas da série ISO 14.000 e outras.

Minimização de resíduos

A estratégia de redução de resíduos na fonte geradora consiste no desenvolvimento de ações que promovam à redução de desperdícios, a conservação de recursos naturais, a redução ou eliminação de substâncias tóxicas presentes no processo, a redução da quantidade de resíduos gerados por processos e produtos, e consequentemente, a redução de poluentes lançados para o ar, solo e águas.

Conforme CETESB (2002), utiliza-se os termos Prevenção à Poluição (P2) e Produção mais Limpa (P+L). De acordo com a EPA (1990),P2 é o uso de práticas, processos, técnicas ou tecnologias que evitem ou miniminizem a geração de resíduos e poluentes na fonte geradora, reduzindo os riscos globais à saúde humana e ao meio ambiente. Já o P+L foi definido pelo UNEP (Organização Ambiental das Nações Unidas), durante o lançamento do Programa de Produção mais Limpa em 1989, é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a eficiência ambiental e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente.

De acordo com CETESB (1999), reuso é qualquer prática ou técnica que permite a reutilização do resíduo, sem que altere as suas características físico-químicas. E a reciclagem é qualquer técnica ou tecnologia que permite o reaproveitamento de um resíduo, dentro ou fora do processo, após o mesmo ter sido submetido a um tratamento que altere as suas características físico-químicas.

As técnicas de redução na fonte (controle na fonte) envolvem mudanças de matérias-primas, que consistem em purificar ou substituir os materiais utilizados no processo industrial, exigindo investimentos em pesquisa. Também incluem mudanças de tecnologia, que são alterações no processo, equipamentos, layout, e mudanças nas práticas operacionais, que requerem alteração nos procedimentos de produção (CRITTENDEN & KOLACZKOWSKI, 1995).
As técnicas de reciclagem permitem que o resíduo retorne ao processo original (no qual foi gerado), seja utilizado como matéria-prima em outro processo, ou sofra processo de recuperação para que um constituinte do resíduo seja recuperado e reutilizado no processo industrial. O emprego das técnicas de reutilização, recuperação e/ou reciclagem interna ou externa, de energia, insumos e resíduos permitem a valorização dos resíduos (CRITTENDEN & KOLACZKOWSKI, 1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (187.5 Kb)   docx (98.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com