TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilidade Urbana

Monografias: Mobilidade Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 3

Com a expansão territorial, aumento das atividades internas e o surgimento de novos usos e ocupações do solo urbano, os desafios para administradores públicos e estudiosos do urbanismo em manter o controle sobre o desenvolvimento das cidades, assim, surgindo diversos problemas, principalmente, em locomoção de pessoas.

As consequências foram geradas principalmente a partir Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XVIII. Com surgimento das indústrias, as grandes cidades europeias passaram atrair grandes quantidades de camponeses que buscavam trabalho, provocando um intenso deslocamento da população rural para as cidades, com enormes concentrações urbanas.

Este aumento populacional motivou o rápido e descontrolado crescimento das cidades, causando uma expansão acelerado das metrópoles e tornou mais perceptível uma série de desequilíbrios, entre eles, nos transportes coletivos.

Essas cidades cresceram sem que existisse uma política de mobilidade urbana, onde elas precisariam garantir meios e infra-estrutura adequados para os deslocamentos das pessoas (http://www.polis.org.br/uploads/922/922.pdf)e que pense no interesse dos cidadãos e não privilegie apenas o transporte individual, o carro.

De acordo…. Na época.. foi incentivado transporte motorizado devido ao….(vou pegar outro artigo, pois, eu não quero repetir)

As condições de mobilidade urbana nas nossas cidades não são boas. Há muitos congestionamentos, oferta insuficiente de trens e metrôs, ônibus cheios nos horários de saída e chegada de trabalho, gente esperando a condução que não chega. De acordo…. Em um ranking das dez cidades com maior tempo de deslocamento, cinco são brasileiras, dentro delas, a cidade de São Paulo.

O tempo não é a única coisa que as pessoas, de acordo, o trânsito de São Paulo acarretou à cidade perdas equivalentes a 1% do PIB do país, com cada cidadão deixando de ganhar ou de gastar cerca de R$ 3,6 mil enquanto estava preso, de forma totalmente improdutiva, nos congestionamentos.

O problema da mobilidade urbana na cidade de São Paulo se tornou mais agudo a partir da década de 1960, onde ocorreu um elevado crescimento urbano com as migrações internas, pessoas saindo do campo indo para as cidades, e ela se dirigiam, principalmente, para São Paulo. Apesar do grande crescimento econômico da cidade e da oferta de empregos até o final da década de 70, estas migrações foram os frutos dos desequilíbrios econômicos e sociais persistentes até hoje

de acordo com Roberto Salvador Scaringella A crise da mobilidade Urbana de São Paulo….que para atender o aumento dessa mobilidade populacional, seria necessário um modelo técnico-clássico com 400 km de malhas via expressas, rede metroviária de quase 200 km e modernização da ferrovia suburbana.

Porém, com a crise do petróleo no inicio da década de 70, este modelo não foi aplicado, e de lá para os dias atuais, as dificuldades só aumentaram. Conforme o autor, durante 40 anos da criação da malha metroviária, a rede da cidade de São Paulo deveria ser no mínimo dez vezes maior pela escala da cidade. Infelizmente, o sistema de metrô está saturado e atrasado

.

Segundo o http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/bbc-faz-gozacao-com-metro-de-sp-e-de-outras-cidades-do-pais … “considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com