TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Para Fichamento

Por:   •  21/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1]                                                                          [pic 2]

Nome: Laura Julia Fisnack de Moraes Curso: Engenharia de Alimentos Data: 10/05/2019

Leia o texto (artigo, capítulo de livro, etc.) designado pela sua professora e faça um fichamento de acordo com o modelo a seguir:

FICHAMENTO DE LEITURAS

Tipo: Livro

Assunto / tema: O “espírito” do capitalismo.

Referência bibliográfica:

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Editora Companhia das letras, 2004. pp. 41-69. 

Resumo / conteúdo de interesse:

Nos dois primeiros títulos do primeiro capítulo do livro “Os usos sociais da ciência: por uma sociologia cínica do campo científico” de Bourdieu, relata que através daquilo que os cientistas já pensaram, como Marx sobre a condição social, dá para ser mais profundo tendo outras conclusões complementares. Ao unir pensamentos de outros filósofos, ele descreve que quer fugir de tradições de história da ciência, onde, ela é formada por si própria, sem intervenção do mundo social. Por conta da relação entre experiências passadas e as condições do presente vividas pelas pessoas, foi criado o conceito de habitus. O habitus produz ações e reproduz práticas, ou seja, é individual, mas se constrói no processo de socialização e a noção de campo, criado por ele, pode ilustrar isso. O campo é um conceito, onde, à o conjunto de forças, no qual, possui agentes que ocupam posições, estabelecendo disciplinas (que apenas servem para este campo) e disputando um capital simbólico, ou seja, prestígios. Um dos exemplos é o campo econômico; cada empresa possui seu microcosmo, seu mundo de regras estabelecidas por aqueles com mais capital (social, econômico e cultural), levando a compreender que a convivência com pessoas muda o seu destino. Além disso, evidencia a influência que os indivíduos sofrem por outros, como a empresa de Einstein, mundialmente conhecida ou, empresas que dominam o espaço pelos baixos preços de mercado, fazendo com que outras sigam o padrão de preços para não perderem a clientela.

1.O Problema

1.1 O “espírito” do capitalismo                                          .....................................................              

Citações:

Página:

1 “Grosso modo, ha, de um lado, os que sustentam que, para compreender a literatura ou a filosofia, basta ler os textos, (...) o texto é o alfa e o ômega e nada mais há para ser conhecido”.

Comentário: No mundo atual, é uma realidade vários indivíduos procurarem a incomplexidade em tudo o que fazem, principalmente os jovens, que estão ligados ao conhecimento de tecnologias que facilitaram a vida, mas, como relata Dong u lan em seu livro “os mistérios da vida humana”, a facilidade permite que pequenas coisas aconteçam, ou seja, que grandes experiências sejam esquecidas. Logo, é real a crítica de Bourdieu, não somente em um meio científico, mas, cotidiano, não existe a penas um texto a ser lido, ou uma arte a ser observada, existe uma alma a ser descoberta e um mundo a ser compreendido.

Página 19

2“O que comanda os pontos de vista, o que comanda as intervenções científicas, os lugares de publicação, os temas que escolhemos, os objetos pelos quais nos interessamos, etc. é a estrutura das relações objetivas entre os diferentes agentes”.

Comentário: Sua vivencia designará o seu lugar ocupado em determinado campo, mas, caso não goste do cargo, pode-se aprender a ser alguém diferente, através da construção de habitus em si que outras pessoas já possuem e sejam reconhecidas ou de grande utilidade. O individualismo não deve existir de nenhum lado, desde a questão de se importar com os outros, até mesmo, na questão de ligar para o seu próprio bem estar.

Página 21

“Uma grande empresa deforma todo o espaço econômico conferindo-lhe uma certa estrutura, (...). Igualmente, no campo econômico, uma alteração de preços decidida pelos dominantes muda o panorama de todas as empresas (...)”.

Comentário: Certamente os maiores campos empresariais comandam o espaço que estão.  Existem empresas que fabricam os mesmos produtos de qualidades e preços distintos, como o Mc Donald e o Burgur King, que, por serem duas empresas norte-americanas e também por terem sido fundadas na mesma época, travam uma disputa muito forte. As menores empresas de hambúrguer envolta dos mesmos, muitas vezes, precisam acompanhar os preços para ganharem a clientela.

Página 22 e 24

4. “Se você tentar dizer aos biólogos que uma de suas descobertas são de esquerda ou de direita, católica ou não católica, você suscitara uma franca hilaridade”.

Comentário: É reparável o quanto coisas assim acontecem, é a mesma coisa de dizer para um ateu que ele segue uma cultura cristã, sendo que não acredita em Deus. A história vem com o tempo, como também as descobertas e fatos.

Página 22

5. “Em outras palavras, os agentes (indivíduos ou instituições) caracterizados pelo volume de seu capital, determinam a estrutura do campo em proporção a o seu peso, que depende do peso de todos os outros agentes”.

Comentário: Em empresas, você é medido através de regras, especialmente estabelecidas por pessoas com mais capital. Estas regras não valem para todas as outras empresas, cada campo mostra o caminho que todos que querem adquirir o capital simbólico, deve seguir. Um cientista tem suas competências reconhecidas pelos outros membros do campo (que são também seus concorrentes) dentro da lógica específica desse microcosmo. Seja bom no habitus, pois, talvez não seja rejeitado pela empresa a ser contratado.

Página24

Considerações do pesquisador (aluno): O habitus que as pessoas adquirem com o tempo, é referente as suas experiências vividas, ainda sim, nada disso deve ser individualista. A construção daquilo que você é, refere-se às suas escolhas individuais, mas, as suas escolhas influenciam a si mesmo e o meio a sua volta, tudo deve ser pensado com clareza, pois as consequências viram. Quando se aprende a viver em sociedade, tudo coopera para bons resultados, todos falam ou são ouvidos, ou seja, os diversos habitus são expressos, se tornam qualidades ao invés de defeitos e experiências novas aparecem, ou seja, mudanças positivas em seu caráter. Todos querem ser bem-sucedidos, mas, é real que existem diferentes regras dentro de uma empresa, e é aprendendo a convivência com pessoas, não somente os próprios da cultura dominante, mas com todos, que favorece a identificação com seus códigos culturais e, como efeito, a aproximação ao capital econômico. 

Indicação da obra: Indicado para estudantes e amantes da leitura. Livro disponível em PDF em: <http://nepegeo.ufsc.br/files/2018/06/BOURDIEU-Pierre.-Os-usos-sociais-da-ci%C3%AAncia.pdf > . Acesso em 09 de maio de 2019.

             

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com