TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo para Artigo Sobre Simulação

Por:   •  5/4/2016  •  Ensaio  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

TÍTULO DO ARTIGO (Simples e direto. Use uma linha)

CPF – Nome completo

Nome da Instituição

E-mail

CPF – Nome completo

Nome da Instituição

E-mail

CPF – Nome completo

Nome da Instituição

E-mail

Resumo: O resumo é elemento obrigatório constituído de uma seqüência de frases objetivas, não ultrapassando 200 (duzentas) palavras. Deve apresentar o objetivo, a importância do problema estudado, os métodos utilizados, os resultados encontrados e as conclusões.

Palavras-chave: Modelo; Formatação; Simulação. (3 a 5 palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizadas por ponto).

Abstract: O “Abstract” deve ser igual ao Resumo, porém na versão em Inglês. Não deve ultrapassar 200 (duzentas) palavras. Deve apresentar o objetivo, a importância do problema estudado, os métodos utilizados, os resultados encontrados e as conclusões.

Key-words: Model; Format; Simulation.


1. Introdução

A introdução tem que mostrar a importância do problema, contextualizando-o. Descreva o histórico de como o problema já foi abordado por outros. Você deve mostrar que o seu estudo tem importância. Apresente resumidamente a metodologia qualificando o tipo de pesquisa diretamente na introdução.

Em seguida, apresente de forma resumida de como o método que você irá utilizar – simulação - é vantajoso para resolver este problema, relacionando à teoria de filas e outras técnicas complementares.

Use o último parágrafo da introdução para descrever como o restante do seu artigo está estruturado. Facilite a vida do leitor descrevendo o que será abordado em cada seção até a conclusão.

2. Revisão de literatura

Use citações do tipo Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001) quando a citação for ao meio do parágrafo e da forma a seguir quando for ao final da frase (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002).

As citações devem ser de preferência de 2011 a 2015, ou seja, atualizada. Evite usar citações fogem do escopo central do artigo, por exemplo, falar da definição de teoria de filas ou da definição de simulação pouco agrega ao problema que você está descrevendo.

Em seguida, tente ressaltar como sua solução é diferente do referencial teórico. Isso é muito valorizado, pois explica claramente onde outros autores trabalharam e onde você irá apresentar seu diferencial. Assim você mostra que não está repetindo o que outros já fizeram.

3. O problema analisado

Inicie descrevendo com detalhes a metodologia empregada, tipo de pesquisa, etc. Em seguida, descreva como detalhes como a pesquisa foi conduzida. Use os tópicos para cada etapa.

3.1 Modelagem do sistema

Explique como funciona o sistema e como o DCA foi elaborado. Apresente a metodologia qualificando o tipo de pesquisa diretamente na introdução. Dessa forma, descreva TODO processo e mostre qual etapa é a crítica, ou seja, O GARGALO. Demonstre esta etapa de forma quantitativa pois ela irá justificar o modelo computacional específico.

3.2 Amostragem, tratamento e análise dos dados

Descreva como foi feita a coleta, quais ferramentas foram usadas para fazer o tratamento (Excel™, Box-plot), em seguida, descreva o uso do Input Analyzer para descrever a distribuição de probabilidade utilizada.

3.3 Modelagem computacional

Descreva o modelo criado no Arena™ e ressalte que foi selecionado apenas a etapa gargalo do processo.

Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001). Assim, no caso de figuras (quadros, gráficos, desenhos,...) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas à esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e também terem fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez).

Deve ser mantido um espaçamento de 6 (seis) pontos entre o corpo do texto e as Figuras ou Tabelas. Entre as legendas e o corpo do texto também deve haver um espaçamento de 6 (seis) pontos.

Se houver uma fonte bibliográfica, esta deverá ser descrita na seqüência do título da figura, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). No caso de tabelas, as fontes citadas ou notas eventuais aparecem no rodapé após o fio de fechamento, também com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). A Figura 1 e a Tabela 1 a seguir ilustram essas exigências. Deve ser utilizada fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para letras e números nas tabelas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com