TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia - O Uso do Xadrez no ensino de Matemática

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA

CAMPUS TAQUARAL – CAMPINAS-SP

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 2013

PRÉ-PROJETO E RESENHA DA MONOGRAFIA CONCLUSÃO DE CURSO

O JOGO XADREZ NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Eduardo Duenha Agosta – RA: 1325434

RESUMO

Os jogos na sala de aula como meio fundamental no desenvolvimento acadêmico dos alunos e a interação entre o aluno com seus colegas e complemento principal na interação professor-aluno.

O xadrez contribui para o intelecto do aluno e trazendo benefícios para a vida escolar e auxiliando no desenvolvimento da memória, raciocínio lógico e concentração, além de estimular o aprendizado.

O resultado seria extremamente gratificante se os professores o utilizassem nas aulas de matemática.

INTRODUÇÃO

O trabalho será apresentado com base na relação do jogo de xadrez com a matemática. Será feito com pesquisas de campo e provavelmente serão entrevistados professores de matemática tendando induzí-los no modo de lecionar.

Normalmente os alunos não gostam da matéria matemática que é encarada como difícil e complicada mas, que através da criatividade do professor pode se tornar mais atrativa, prazerosa, divertida e criativa.

O auxílio dos recursos pedagógicos e o apoio aos jogos, vamos tentar tornar a aula de  matemática mais atraentes com o objetivo de motivar os alunos a participar mais da aula e a melhorarseu desempenho na disciplina.

Tentaremos estimular os alunos a criar e tomar sua própria decisão, com o intuito de contribuir no desenvolvimento acadêmico.

Como o xadrez desenvolve o raciocínio lógico e ajuda a desenvolver habilidades de observação, reflexão e análise, vamos propor a utilização dele em sala tentando apresentar os benefícios na aprendizagem de matemática e na resolução de problemas.

Tentaremos também, além do jogo, trabalhar a forma do tabuleiro no aprendizado fazendo os alunos enxergarem uma estrutura matemática ali presente e a lógica do mesmo.

Como para se dar bem em matemática é preciso imaginar, criar, se concentrar, principalmente quando se trata na resolução de problemas, pretendemos utilizar o xadrez para mostrar que apesar de a matemática ser um ciência exata, muitas vezes conseguimos chegar ao resultado através de algumas formas diferentes.

Capítulos

  1. História do xadrez – Mostrar a histório do jogo, sua criação ou possíveis locais de onde ele possa ter sido criado mostrando sua relação com a Matemática

  1. Apresentação do tabuleiro e suas características

  2. Apresentação da peças, seu movimentos e curiosidades

  3. Apresentação das regras

  1. A importância do xadrez na disciplina Matemática – relação que o jogo pode ter com a matéria, o embasamento matemático e o desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos

  1. Interdisciplinaridade

  2. O jogo xadrez e o desenvolvimento do aluno

  3. A introdução do xadrez na escola

  1. Contribuição do xadrez na aprendizagem – a ajuda na tomada de decisões, no trabalho da paciência e na autoconfiança.

  1. Como colocar em prática a relação matemática-xadrez

  1. Pesquisa de campo – entrevista de professores de matemática identificando como a matemática é apresentada em sala e qual a visão deles na introdução do xadrez como meio de ensino.

  1. Questinários

Conclusão

Verificar se realmente o xadrez contribuiu no aprendizado de matemática e se ajudou na criatividade e raciocínio lógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com