TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação para o curso de engenharia mecânica

Por:   •  16/9/2019  •  Seminário  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Motivação do aluno para ingressar no curso de

Engenharia Mecânica da UFSJ

Sabe-se que o número de estudantes de engenharia aumentou nos últimos anos, mas apenas uma pequena parte desses estudantes conclui o curso, pois o índice de evasão durante o período de estudos é muito alto. Isso se dá ao fato de ser um curso que exige muita dedicação por parte dos graduandos, que, muitas vezes, não concluem a graduação. Além disso, muitos escolhem o curso de engenharia pela ideia equivocada de que todos os engenheiros ganham salários altos e são bem estruturados financeiramente, o que não é verdade. Essas pessoas acabam se tornando maus profissionais, exercendo a profissão de forma errônea.

A Engenharia, como o próprio nome diz, é saber “utilizar os recursos da natureza disponíveis em benefício do ser humano”, ou seja, a partir do momento que o homem torna algo natural útil para sua vivência ele está sendo um engenheiro. Porém, o mercado de trabalho atual exige não somente um diploma de graduação, mas também uma demonstração de experiência e inovação por parte do aluno.

Há alguns anos, ter um curso de inglês no currículo era algo extraordinário e quem o tinha se destacava. Entretanto, com os avanços no meio de trabalho, o curso de inglês se tornou algo essencial e básico para um graduado. Sendo assim, o que antes era um diferencial se tornou comum. Para ser um bom profissional, não se deve apenas exercer a profissão com excelência, mas estar sempre buscando novos conhecimentos, seja no âmbito estudantil ou de projetos. Um profissional que se destaca está se inovando a todo momento, apresentando novos projetos e demonstrando interesse e dedicação ao que faz.

O curso de Engenharia Mecânica na UFSJ oferece muitas oportunidades de aprimoramento no currículo, como os próprios projetos de extensão, como o PET, a Ômega, o UaiSoccer, o Baja, o Milhas Gerais, etc. Esses projetos proporcionam aos alunos uma experiência única e enriquecedora, pois além de serem de enorme valor para o currículo geram um maior aprendizado, já que os alunos podem vivenciar na prática o que aprendem na teoria. Desta forma, o curso de Engenharia Mecânica se torna uma oportunidade única para quem deseja ser um bom profissional, oferecendo inúmeros incentivos para tal. As oportunidades estão ao alcance de todos, basta saber aproveitá-las.

Aluna: Maria Clara Marques Siqueira

Matrícula: 190800029

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com