TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS TECNOLOGIAS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA RESIDENCIAL

Por:   •  22/5/2018  •  Monografia  •  10.382 Palavras (42 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 42

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDEDOURADOS

FACULDADE DE ENGENHARIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ENERGIA

OLACIR DE LIMA SANTOS

NOVAS TECNOLOGIAS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA RESIDENCIAL

Dourados - MS

2017

OLACIR DE LIMA SANTOS

NOVAS TECNOLOGIAS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA RESIDENCIAL

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação apresentado a banca examinadora da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal da Grande Dourados para obtenção do Título de Bacharel em Engenharia de Energia.

Orientador: Prof. Dr. Reginaldo de Sousa

Dourados - MS

2017

Olacir de Lima Santos

NOVAS TECNOLOGIAS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA RESIDENCIAL

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Engenharia de Energia na Universidade Federal da Grande Dourados, pela comissão formada por:

_________________________________________

Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Sousa

FAEN- UFGD

_________________________________________

Prof. Msc. Antônio Carlos Caetano de Souza

FAEN- UFGD

_________________________________________

Prof. Dr. Gerson Bessa Gibelli

FAEN- UFGD

Dourados, 01 de setembro de 2017

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência”.

(Henry Ford)

AGRADECIMENTOS

Este trabalho jamais seria possível sem a ajuda de algumas pessoas que foram muito importantes para o meu aprendizado, tanto durante a elaboração do trabalho quanto durante todo o período que estive cursando a faculdade.

Agradeço primeiramente à minha família, meus pais e minhas irmãs por sempre ter me apoiado em todas decisões que precisei tomar.

Ao professor Antônio Carlos Caetano de Souza por ministrar a disciplina de Novas Tecnologias para minha turma, onde despertou em mim um interesse criativo, onde será muito útil em minha carreira como engenheiro.

Gostaria também de agradecer aos meus colegas de curso, que foram fundamentais para trabalhos em equipe e consequentemente se tornaram amigos durante essa etapa que levarei para toda a vida.

Ao professor Eduardo Manfredini, pelo acompanhamento durante todo meu curso e pela ajuda no período em que coordenou o curso de Engenharia de Energia.

Ao professor Fernando Augusto Alves Mendes, pela compreensão e paciência e flexibilidade para que eu pudesse me programar melhor e me graduar o mais rápido possível, devido ao atraso que tive ao ir para o intercâmbio.

Ao meu padrinho e professor Áureo Cesar de Lima, quem foi minha inspiração para que eu ingressasse na área de engenharia e também por ser um modelo pra mim de ética e com sua carreira exemplar.

À Rita Andrade da Silva, que além de ser minha grande amiga, sempre me ajudou durante todo o decorrer do curso à estudar e lembrar de todos os compromissos e datas que tive que cumprir.

Ao meu orientador e professor Reginaldo Sousa, por ter me acompanhado durante a elaboração deste trabalho me auxiliando até que eu o concluísse, realizando assim uma etapa muito importante da minha vida que é a de me graduar.

Expresso aqui meus mais verdadeiros agradecimentos a todas essas pessoas acima citadas que me apoiaram durante este período de aprendizagem e espero poder retribuí-las durante a minha carreira pelo apoio que me foi dado.

RESUMO

O sobre carregamento das redes elétricas atualmente tem sido um problema para o Brasil, que tem sua matriz energética de predominância hídrica. Cada vez mais a demanda de energia aumenta e em alguns anos não chove o suficiente para manter os níveis das represas. Dessa maneira, é necessária à utilização de métodos mais caros de geração de energia elétrica e este uso excessivo reflete na fatura mensal das residências. Gradativamente, o mundo moderno tende a consumir mais energia, através da utilização de aparelhos eletrônicos que proporcionam bem estar, conforto e praticidade no dia a dia nas residências e acarretam em um maior valor pago de energia elétrica durante o mês. Essa prática pode ser mudada através da utilização de tecnologias mais eficientes e o aproveitamento dos recursos naturais dispostos para a micro geração nas próprias residências. Este trabalho vem comprovar a viabilidade de abandonar os métodos convencionais de instalações elétricas e aplicar novas tecnologias com o intuito de aumentar a eficiência e tornar a residência autossustentável em energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.3 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com