TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No Brasil, De Cada 100 Empresas Abertas, 24 Deixam De Existir Antes De Completar Dois Anos De Existência

Dissertações: No Brasil, De Cada 100 Empresas Abertas, 24 Deixam De Existir Antes De Completar Dois Anos De Existência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 7

HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS

De acordo com os historiadores, os jogos olímpicos de forma organizada surgiram no ano de 776 A.C na cidade de Olímpia (região sudoeste da Grécia). Para os gregos esses jogos tinha uma grande importância, pois possuía caráter religioso, político e esportivo.

Esses jogos servia de homenagem aos deuses, principalmente Zeus (deus dos deuses) , era também uma busca pela harmonia das cidades-estados já que havia uma trégua nas guerras e conflitos e tinha como finalidade também a valorização da saúde e do corpo saudável.

Só quem podia participar dos Jogos Olímpicos eram os homens livres que falavam a língua grega. Eles disputavam várias modalidades como, por exemplo, arremesso de disco, corrida, natação, luta, salto a distância, boxe, entre outros. Os vencedores eram recebidos como heróis em sua cidade, ganhavam prêmio que simbolizavam a honra e a glória conquistada, coroas de louro e ramos eram dados aos atletas vencedores.

O fim dos Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego (culto a vários deuses) ocorreram no ano de 394 D.C, foi proibido pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Jogos Olímpicos na Grécia

Jogos Olímpicos na era moderna

Os jogos Olímpicos foram retomados em 1896 na cidade de Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o Barão Pierre de Coubertin.O educador francês viu na realização da competição uma forma de propagar esta filosofia pelo mundo Na mesma época, Coubertin criou a concepção moderna do Olimpismo.

Na primeira Olimpíada da Era Moderna, participaram 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Em 1924, foram criados também os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados a cada quatro anos, no mesmo ano dos Jogos Olímpicos tradicionais. De 1994 para cá, passaram a acontecer de forma alternada. Outra importante inovação foi o surgimento dos Jogos Paraolímpicos, em que competem atletas com necessidades especiais. Desde então, outras 12 edições do evento foram realizadas - a mais recente em Pequim 2008. Atualmente, há também os Jogos Paraolímpicos de Inverno - a primeira edição do evento aconteceu em 1976, na Suécia.

Em 27 de julho de 2012, começam os Jogos Olímpicos de Londres. A 30° edição da competição ocorrerá pela terceira vez na capital inglesa. Em seguida, será a vez de o Brasil sediar o evento. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão os primeiros a serem celebrados na América do Sul.

Cidade de Atenas

Jogos de inverno Jogos Paraolímpicos

Jogos Olímpicos e Política

Infelizmente as Olimpíadas por causa da sua repercussão na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro.

Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel. A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.

Jesse Owens: quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim (1936)

Em plena Guerra Fria, os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou (1980) em protesto contra a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas. Em 1984, foi a vez da URSS não participar das Olimpíadas de Los Angeles, alegando falta de segurança para a delegação de atletas soviéticos.

Todos os Jogos Olímpicos da Era Moderna

1896 - I Jogos Olímpicos - Atenas, Grécia.

1900 - II Jogos Olímpicos - Paris, França.

1904 - III Jogos Olímpicos - Saint Louis, Estados Unidos da América.

1906 - Edição comemorativa - Atenas - Grécia.

1908 - IV Jogos Olímpicos - Londres, Reino Unido.

1912 - V Jogos Olímpicos - Estocolmo, Suécia.

1916 - VI Jogos Olímpicos -Não houve em função da Primeira Guerra Mundial .

1920 - VII Jogos Olímpicos - Antuérpia, Bélgica.

1924 - VIII Jogos Olímpicos - Paris, França.

1928 - IX Jogos Olímpicos - Amsterdã, Países Baixos (Holanda).

1932 - X Jogos Olímpicos - Los Angeles, Estados Unidos da América.

1936 - XI Jogos Olímpicos - Berlim, Alemanha.

1940 - XII Jogos Olímpicos - Não houve em função da Segunda Guerra Mundial .

1944 - XIII Jogos Olímpicos - Não houve em função da Segunda Guerra Mundial .

1948 - XIV Jogos Olímpicos - Londres, Reino Unido.

1952 - XV Jogos Olímpicos - Helsinque, Finlândia .

1956 - XVI Jogos Olímpicos - Melbourne, Austrália .

1960 - XVII Jogos Olímpicos - Roma, Itália.

1964 - XVIII Jogos Olímpicos - Tóquio, Japão .

1968 - XIX Jogos Olímpicos - Cidade do México, México .

1972 - XX Jogos Olímpicos - Munique, República Federal da Alemanha .

1976 - XXI Jogos Olímpicos - Montreal, Canadá .

1980 - XXII Jogos Olímpicos - Moscou, União Soviética .

1984 - XXIII Jogos Olímpicos - Los Angeles, Estados Unidos da América .

1988 - XXIV Jogos Olímpicos - Seul, Coreia do Sul .

1992 - XXV Jogos Olímpicos - Barcelona, Espanha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com