TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÚCLEO DE FORMAÇÃO TECNOLÓGIA INDUSTRIAL

Por:   •  1/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO MARIA AUGUSTA-SEMA

CURSO TÉCNICO DE ELETROTÊCNICA

NÚCLEO DE FORMAÇÃO TECNOLÓGIA INDUSTRIAL


Relatório de

Estágio Supervisionado



Relatório de Estágio Supervisionado

Gabriel Antonio N. Bettanin e Luis Fernando F. da Cruz


Coordenação do Núcleo Tecnológico: Profº Engº Carlos Roberto Chaves, Esp.

São Mateus do Sul, fevereiro de 2019



Sumário

Sumário        ii

Resumo        iii

1.        Introdução        4

1.1        Capítulo 1.1        4

1.1.1        Capítulo 1.1.1        4

2.        Descrição das Atividades Realizadas        5

3.        Resultados Alcançados        6

4.        Recursos de Tecnologia de Informação        7

5.        Proposta de Trabalho de Conclusão        8

Bibliografia        9


Resumo

Um resumo consiste na apresentação clara e concisa (até 300 palavras) do texto do trabalho, de maneira a permitir ao leitor saber da conveniência ou não da sua leitura na íntegra.

Palavras-chave: Word para Windows, Modelos, Trabalhos Acadêmicos, Normas, ABNT.



  1. Introdução

Motivação, objetivos, dados de identificação da Organização, área do estágio, atividades previstas no Plano de Desenvolvimento, etc.

                        Diante tamanha necessidade de energia em nossa atual sociedade torna-se inviável tanto ambientalmente quanto economicamente a queima exagerada de combustíveis fósseis. Por isso métodos de obtenção de energia renováveis têm sido procurados cada vez mais pelas indústrias e também por cidadãos, visto

que esses métodos não poluem o meio ambiente e também não têm custos além da instalação e manutenções futuras. Os principais métodos de produção de energia renovável são os seguintes: solar, eólico e biomassa.

                       Um sistema fotovoltaico é uma fonte de potência elétrica, na qual as células fotovoltaicas transformam a Radiação Solar diretamente em energia elétrica. Esses sistemas podem ser implantados em qualquer localidade que tenha radiação solar suficiente. Essa prática de geração de energia torna-se ecologicamente correta por não utilizar combustíveis, ou seja, não polui o ar. Durante o seu funcionamento não produzem ruídos acústicos ou eletromagnéticos, e não emitem gases tóxicos ou outro tipo de poluição ambiental. A confiabilidade dos sistemas fotovoltaicos é tão alta, que são utilizados em locais inabitados como: espaço, desertos, selvas, regiões remotas, etc.

  1. Capítulo 1.1

Objetivos:

•        Fazer a instalação de refletores de led com alimentação via painel fotovoltaico;

•        Projetar iluminação de uma área de recreação ao ar livre de aproximadamente 216m²(não tenho ctz betta, acho q era 12m x 18m, por isso 216).

•        Acionamento automático e/ou manual dos refletores.

  1. Capítulo 1.1.1


  1. Descrição das Atividades Realizadas

Uma descrição detalhada do trabalho executado pelo aluno durante o período do estágio.

                 Ao medir os lados do parque das crianças do Colégio Sema, concluiu-se que o projeto de iluminação deveria satisfazer uma área de aproximadamente 216m²(12m x 18m).

             A primeira etapa do projeto foi analisar a área a ser iluminada para a escolha dos locais onde os refletores seriam fixados. Concluiu-se que eram necessários 200watts por hora, pois definiu-se que iria ser utilizados 1 refletor de LED de 100W e outros dois refletores de LED de 50W. Decidiu-se também que os refletores seriam acionados automaticamente por temporizador ajustável e assim ficariam por 4 horas durante a noite. A próxima etapa foi calcular a potência que o circuito do painel, da bateria e do inversor de frequência conseguiria entregar aos pontos de iluminação.

          No processo prático, uma dificuldade decorrente no projeto foi a impossibilidade de passar fios subterrâneos em todas as partes do parquinho, obrigando a instalação ser efetuada nas paredes. Começou-se por fixar as canaletas de plástico na parede, nos forros e no muro. Em seguida, enterrou-se eletro dutos para passagem de fios sob a terra e uma tomada foi instalada na saída da bateria para alimentação do temporizador e, consequentemente dos refletores.

          Após as canaletas e eletro dutos estarem instalados, iniciou-se o processo de conexão dos refletores. Passou-se a fiação de 0,75mm² da tomada da bateria em direção aos refletores. O primeiro a ser conectado foi o refletor de LED de 100W fixado em uma chaminé que não é mais utilizada, ou seja, não há perigos de temperaturas elevadas na parede da construção. O segundo ponto de iluminação escolhido foi próximo a um sino que há na parede lateral da área. E por último, o terceiro refletor foi fixado na extremidade do aviário. Esses últimos dois pontos de luzes eram de 50W cada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com