TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO LOTEAMENTO

Por:   •  16/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.394 Palavras (26 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

MEMORIAL DESCRITIVO DO SISTEMA DE

ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO LOTEAMENTO

ALAMEDA DOS IPÊS

[pic 2]

BONANÇA - MORENO - PE

VOLUME ÚNICO

JULHO DE 2013

ÍNDICE

  1. APRESENTAÇÃO
  1. ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ECONOMICOS DO MUNICÍPIO
  1. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA EM ESTUDO
  1. CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO
  1. ESTUDO POPULACIONAL E DE DEMANDA
  1. PROJETO PROPOSTO
  1. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO E OPERAÇÃO DA REDE
  1. MEMÓRIA DE CÁLCULO
  1. ORÇAMENTO
  1. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  1. ANEXOS
  1. APRESENTAÇÃO

        Este relatório apresenta a concepção do sistema de abastecimento de água do Loteamento Alameda dos Ipês, situado no distrito de Bonança, município de Moreno – PE. A elaboração do projeto teve como principal escopo, seguir as recomendações das normas internas da Compesa (SOP 092 e CO 005), além da norma NBR 12218 da ABNT.

  1. ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ECONÔMICOS DO MUNICÍPIO

        O município de Moreno é formado pelo distrito sede e pelo distrito de Bonança, está localizado a uma latitude de 08°07’07” Sul e a uma longitude de 35°05’32” Oeste, estando a uma altitude de aproximadamente 96 metros em relação ao nível do mar. Sua população estimada em 2011 era de 57.271 habitantes segundo o censo realizado pelo IBGE. Possui uma área total de 194,14 km².

        [pic 3]

As principais atividades econômicas do município são a agropecuária, setor que mais emprega na cidade, com destaque para a cultura da cana de açúcar, coco, banana, inhame, maracujá e acerola. O comércio e a prestação de serviços também têm bastante representatividade na economia local.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA EM ESTUDO

        O Loteamento Alameda dos Ipês é composto por 03 quadras que totalizam 157 lotes residenciais, perfazendo uma área total de 140.577,26m². A área do loteamento apresenta uma topografia relativamente acidentada, no qual o trecho mais alto encontra-se no lado norte e a partir deste ponto as cotas vão diminuindo no sentido sudeste. O desnível existente entre o ponto mais baixo e o mais alto é de cerca de 40 metros.

        As cotas do terreno utilizadas no dimensionamento hidráulico da rede de distribuição foram obtidas com base na planta altimétrica, componente do conjunto de plantas gráficas fornecidas pela empresa responsável pelo empreendimento. Nesta planta estão contidas as curvas de nível do loteamento devidamente representadas a cada 2,50 metros.

        As áreas verdes e de equipamento comunitário foram distribuídas ao longo do loteamento, segundo as exigências do código de urbanismo vigente no município. O referido loteamento também contará com serviços de iluminação pública, drenagem urbana e ruas pavimentadas.

  1. CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO

        Conforme informa a carta de viabilidade técnica fornecida pela Gerência de Negócios Metropolitana Oeste, existe uma rede de 60mm que dista aproximadamente 500m, contudo tal tubulação é insuficiente para atender a demanda do loteamento. Dessa forma, optou-se por abastecer o empreendimento através de uma tubulação de 100mm com extensão de aproximadamente 1.180m que será derivada da rede existente de 100mm localizada nas proximidades da via marginal da BR 232. Com a finalidade de se obter maior confiabilidade nos valores da pressão no ponto de sangria, a gerência local realizou um monitoramento ao longo de 24 horas para mensurar a variação de pressão neste ponto. Os valores encontrados indicam que só existe pressão suficiente para abastecer o empreendimento dás 00 horas até às 05 horas da manhã. Sendo assim houve a necessidade de se projetar uma estação elevatória de água tratada e um reservatório apoiado com capacidade de 80m³ para suprir a intermitência no abastecimento. A estação elevatória será abastecida com a água tratada proveniente do reservatório apoiado recalcará a água até a torre piezométrica com capacidade de 10m³, que então distribuirá a água para os lotes residenciais através da rede de distribuição. Todas as unidades estão projetadas para serem construídas na área do empreendimento em questão.

  1. ESTUDO POPULACIONAL E DE DEMANDA

        Neste item serão apresentados os parâmetros de projeto utilizados e a memória de cálculo referente ao dimensionamento hidráulico da rede de distribuição de água do Loteamento Alameda dos Ipês.

  1. TAXA DE OCUPAÇÃO

        A área do loteamento abrangerá uma parte da zona urbana do município de Moreno, incluindo as áreas que atualmente apresentam uma alta taxa de ocupação. Para o dimensionamento da rede foi considerada uma taxa média de  por domicílio.[pic 4]

  1. CONSUMO PER CAPITA DE ÁGUA

        O consumo per capita de água foi determinado com base nas recomendações do livro Manual de Hidráulica de Azevedo Neto. Para o projeto em questão, adotou-se um valor de . [pic 5]

  1. COEFICIENTES DE VARIAÇÃO DE CONSUMO

        Os valores adotados neste projeto são aqueles difundidos no meio técnico e usualmente utilizados no dimensionamento dos sistemas de abastecimento de água, associados às prescrições normativas da ABNT.

  • Coeficiente do dia de maior consumo: [pic 6]
  • Coeficiente da hora de maior consumo: [pic 7]

  1. DETERMINAÇÃO DA POPULAÇÃO ABASTECIDA

        O loteamento Alameda dos Ipês é composto por 157 lotes residenciais. Considerando uma taxa de ocupação média de por domicílio, temos:[pic 8]

                [pic 9]

                [pic 10]

  1. CÁLCULO DAS VAZÕES DE PROJETO

        As vazões de projeto serão determinadas com base nos valores mencionados anteriormente.

  • Vazão média

[pic 11]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com