TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

EST 6 – O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO

Atividade 01

Discente: Vinicius Ferreira de Menezes

Docente:  Luiz Roberto Pires Domingues Junior

Confrontem o art. 196 da Constituição Federal com o texto da Judicialização das políticas de assistência farmacêutica: O caso do Distrito Federal e o Financiamento das ações de saúde presentes no caderno/apostila, e respondam: 1º se é possível atender ao comando constitucional (dado no artigo 196) e, 2º se o mesmo é justo?

O “Artigo 196 da Constituição Federal: Direito à Saúde”, implica uma condição de sobrevivência, tratamento das enfermidades, onde o paciente poderá diagnosticar, iniciar um tratamento que conduz a cura ou conforto clinico de sua enfermidade sem ônus pessoal. O artigo dá a entender, já que o cidadão paga seus impostos contribuindo para o desenvolvimento do país, tem o direito ao que se propõe o artigo 196.

O Artigo 196 busca consolidar o direito à saúde independente da classe social raça e cor. Porém esse direito nem sempre é preservado. A gestão do SUS, tem se mostrado ineficiente em se fazer cumprir o artigo 196 da Constituição Brasileira. Embora se tenha vivenciado arrecadações recordes, observa-se a falta ou má aplicação dos recursos públicos, para a concretização das políticas em relação ao SUS.

Faz necessária uma equalização dos procedimentos, tornando-os práticos e eficazes, uma vez que quem necessita desse beneficio o faz com urgência.

Mesmo considerando as dimensões regionais haveria de padronizar o modelo, de forma que o Estado fiscalizasse a aplicação das verbas, assim que fossem disponibilizadas aos programas, não após vários anos através de denúncias ou descobrimento de fraudes, onde o prejuízo já foi causado e a população privou-se do serviço, isso cabe também à sociedade civil, pois o dever de fiscalizar não é restrito somente ao Estado.

Dentro desse contexto, é justo e cabível o direito concedido no artigo 196. O Estado tem como responsabilidade, administrar seus recursos dentro de um âmbito, onde sua prioridade seja sua população, atendendo suas condições básicas.

Assim sendo o direito à saúde do cidadão e o dever do Estado em cumpri-lo, passa por uma restruturação no modelo de gestão para a distribuição e fiscalização de recursos, através de políticas eficientes que atendam ao interesse público ao invés do político partidário, principalmente em programas que visem à prevenção, pois o modelo atual mostra-se incapaz e injusto com os que mais necessitam dos serviços, que por lei são garantidos, privilegiando os usuários das entidades privadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com