TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE O ARTIGO OS MÉTODOS CIENTÍFICOS COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Por:   •  26/6/2020  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA SOBRE O ARTIGO OS MÉTODOS CIENTÍFICOS COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Marcos Vinícius de Oliveira Barbosa¹

        De início, de acordo com o artigo, é definido que método científico é uma forma de entendimento afim de identificar diversos acontecimentos que acorrem por semelhança apostando que não há ciência sem um método. Neste sentido o artigo visa esclarecer o que é método, ciência e sua utilização como fonte de conhecimento didático na disciplina de ciências.

        Acreditam que, adotar a utilização dos métodos científicos poderia construir um conhecimento e qualquer outro tipo que não fosse empírico (experimentação) seria tachado como suspeito, ou seja, pressupondo que o uso do método seria mais eficaz que outros. Com isso os professores buscam induzir os alunos às práticas de métodos científicos para produção de conhecimento. Na década de 60 os projetos buscavam centralizar os fatos de pesquisas voltadas apenas aos métodos dando ênfase na metodologia experimental.

        Entretanto, no decorrer dos anos, foram aparecendo críticas quanto o uso dessa prática evoluindo para epistemologia que promove relação entre aluno e conhecimento, sendo que de acordo com os autores, não existe apenas um método e que por sua vez não assegurando totalmente a veracidade da teoria.

        Quando se usa um método em sala de aula, os alunos conseguem atingir os objetivos propostos, porém sem a clareza que a ciência exige, sendo que a ciência busca através de vários métodos e objetivos a possibilidade de alcançar o conhecimento desejado.

        Ainda segundo o artigo, para a aplicação o método como forma de conhecimento deve-se possuir o entendimento da teoria aprofundado para sanar qualquer tipo de interação que venha ocorrer, o que implicará na formação do conhecimento  para que a cada nível atingido possa ser produzido algo a partir dele afim de entender as etapas como um todo.

        Os autores alertam que a percepção dos indivíduos que observam a aplicação de um método porte ter compreensões diferentes por conta do contexto histórico e social exclusivo de cada um.

        Percebe-se que não há uma única verdade e sim verdade individuais o que não deve ser imposto como verdade única e universal, portanto é levado em consideração as possibilidades de produção de conhecimento. A própria aplicação do método parte do pressuposto de analisar um problema para formular uma hipótese, quanto partir de uma hipótese para formular um problema, demonstrando a existência de diversas formas de analisar um método.

        Por fim, o artigo traz a pluralidade de pensamentos existentes atualmente, o que torna a aplicação de um método como única fonte de conhecimento questionável e cria uma interferência na interação professor-aluno-conhecimento instável.

        O artigo foi de fácil leitura pois os autores descaram com muita clareza os pontos positivos e negativos acerca do método científico, fazendo uma analogia à introdução ao ensino de ciências e esclarecendo a real dificuldade a utilização desta forma de produção de conhecimento. Podemos identificar dentro do artigo elementos que ressalta a importância da aplicação correta de um método cientifico estando diretamente ligada ao contexto histórico social do observador, possibilitando assim haver mais de um método como forma de produção de saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com