TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE PERFIS DE SONDAGEM

Por:   •  15/6/2022  •  Artigo  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 13

lOMoARcPSD|14807382

[pic 1]

ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE PERFIS DE SONDAGEM

Disciplina: Geotecnia

MYLENA BARRETO SILVA

5° período - Engenharia Civil

13 DE ABRIL DE 2022

ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE SONDAGEM DE SOLOS EM PEQUENAS OBRAS

Resumo: O presente trabalho abordará de forma geral o tema de pequenos levantamentos de solos para apresentar seu uso em pequenas obras no Brasil. Será destacado o anúncio da investigação, bem como as normas regulatórias brasileiras que tratarão dos procedimentos para a execução da investigação e, por fim, serão mencionados os prós e contras da utilização da investigação, com o objetivo de mostrar a utilidade e a necessidade de tal atividade, priorizando as pequenas obras.

1_INTRODUÇÃO

Na primeira etapa do processo construtivo, a sondagem de solos é um procedimento técnico que identifica características topográficas, como a espessura eas propriedades de cada camada de solo. Além de medir a resistência à infiltração da parcela, também determina o lençol freático e define os estratos. Sua função é obter um subsídio para determinar o tipo e o tamanho da fundação a ser utilizada como fundação do edifício. Na construção, essas informações são extremamente importantes. Por exemplo, a segurança pode ser entendida porque as fundações estão mais relacionadas à resistência da superfície do solo, enquanto o empilhamento está relacionado às mudanças no lençol freático. (Votorantim Cimentos, 2019)

“Todas as sondagens são caras, mas as mais caras são aquelas que não foram feitas.” – (G. Lauhec apud Lima. Dragages et Geologie, 1979). Como a investigação garante a segurança e economia do material, evita em grande parte a necessidade de retrabalhos futuros, bem como possíveis acidentes com risco de vida devido a estruturas construídas em solos impróprios para seu rendimento.

Um trado é um método de investigação geológica geotécnica usando um trado como ferramenta; um amostrador de solo que consiste em uma lâmina de corte que pode ser helicoidal (espiral ou trado) ou convexa (trado de concha). Sua finalidade é coletar amostras de deformação, determinar os níveis de água e determinar o campo de visão do terreno (PÁDUA, 2012).

2  OBJETIVO

O objetivo geral deste artigo é discutir o que é o ensaio de solo, quais as vantagens e desvantagens de utilizá-lo e como preparar e executar adequadamente os boletins em pequenas obras.

3 SONDAGEM UTILIZADA

Várias formas de identificação de solos e coleta de dados foram validadas, três das quais se destacam pela simplicidade, escala e uso em trabalhos gerais. Perfuração helicoidal, rotativa e SPT. De acordo com a NBR 6484 (ABNT, 2001), o teste SPT ou detecção para identificação simples é a alternativa mais utilizada nos trabalhos brasileiros. Portanto, este artigo irá explorá-lo extensivamente.

Várias formas de identificação de solo e coleta de dados já foram autenticadas, e dentre elas, três se destacam, por suas simplicidades e grande escala e uso nas obras em geral. Sondagem a trado, rotativa e SPT. De acordo com a NBR 6484 (ABNT, 2001), o ensaio SPT, ou a sondagem para simples reconhecimento é a alternativa mais usada em obras brasileiras. Por conta disto, ela será amplamente explorada neste artigo.

3.1 Sondagem SPT

Regida pela norma ABNT NBR 6484, a sondagem à percussão com ensaio SPT (Standard Penetration test) – para simples reconhecimento – é a alternativa mais utilizada para investigação de solos no Brasil. O ensaio é executado enterrando um amostrador padrão no terreno, através do uso de martelo (MANUAL DA OBRA).

Figura 1: Processo de Sondagem SPT.

[pic 2]

Fonte: https://ce.olx.com.br/fortaleza-e-regiao/servicos/sondagens-tipo-spt-ou-a-percussaoou-simples-reconhecimento-sondagem-rotativa-e-estacas-528093953

O martelo utilizado para fixar o treinador deve ser levantado manualmente com o auxílio de uma corda e polia montadas em tripé. É proibido usar o cabo de aço para levantar o martelo elétrico. O martelo deve cair verticalmente sobre a composição, consumindo o mínimo de energia possível. O martelo deve ter uma haste guia e deve estar claramente marcado com uma altura de 75 cm (Pereira, 1997). A figura acima mostra o processo de sondagem SPT.

O objetivo deste teste é obter um índice de resistência à penetração do solo. No entanto, algumas outras informações podem ser obtidas por meio deles, como a identificação das diferentes camadas que compõem o solo; a classificação de cada camada em brita, areia, silte ou argila por meio de testes de laboratório; o lençol freático; a capacidade de carga das o solo em diferentes profundidades e como ele se comporta (ORTEGA, 2014).

4 NORMAS SOBRE SONDAGEM

As normas fazem uma contribuição enorme e positiva para a maioria dos aspectos de nossas vidas. Quando eles não estão por perto, somos rápidos em perceber. Esses são exemplos dos benefícios técnicos, econômicos e sociais que podem ser alcançados pelas normas do setor de vida e trabalho (ABNT, 2001).

A NBR 8036 é responsável por informar aos trabalhadores como implementar o plano e menciona algumas das ações que devem ser tomadas caso ocorra algo diferente do normal. Também dá instruções sobre o número de perfurações realizadas na obra, onde foram perfuradas e as profundidades que tiveram que atingir. Todos esses parâmetros podem ser alterados em função das peculiaridades do terreno a ser tratado na obra a ser realizada.

Para entender a necessidade de aplicar um levantamento no trabalho, seja ele qual for, mesmo que pequeno, é preciso entender as normas que regem sua programação, mostrando assim as dificuldades que podem ser encontradas na sua execução.

NBR 8036 – Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos

1 Objetivo

Esta Norma fixa as condições exigíveis na programação das sondagens de simples reconhecimento dos solos destinada à elaboração de projetos geotécnicos para construção de edifícios. Esta programação abrange o número, a localização e a profundidade das sondagens.

2 Documento complementar

Na aplicação desta Norma é necessário consultar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (485.9 Kb)   docx (417.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com