TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO GERENCIAMENTO DE RISCO

Por:   •  10/6/2021  •  Artigo  •  2.736 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11

Acidentes Típicos do trabalho nas Industrias: Ocorrência e Aprendizado.

Resumo

Abstratc

Sumário

  1. INTRODUCAO        7
  2. ME,TODOLOGIA        8
  3. ESTUDO SOBRE OS RISCO        9
  1. Classificação dos Riscos        10
  2. Acidentes        12
  1. SIMULADO EMERGENCIA        13
  2. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        16

TERMOS E CONCEITOS        17

Figura 1 Classificação dos Riscos Ocupacionais em Grupos        11

Figura 2 Quantidade de acidentes do trabalho, por situação do registro e motivo, no Brasil - 2016/2018        13

AGRADECIMENTOS

“As inquietudes são a locomotiva da nação.”

Karl Marx

  1. INTRODUCAO

O Anuário de Estatísticas dos Acidentes de Trabalho que já está na 24ª edição, é um material elaborado pela Revista Proteção, da editora Proteção Publicação e Eventos. Nele contém dados sobre acidentes e doenças ocupacionais no Brasil. Segundo o Anuário o Brasil é o quarto país do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais, atrás apenas da China, Índia e Indonésia.

A minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho e uma obrigação legal assim como consta na norma regulamentadora 01. A gestão de riscos dentro da organização e um importante método de controle de riscos e de prevenção de acidentes ocupacionais. A aplicação correta de ferramentas de gestão de risco consegue detectar falhas e problemas que podem ser a causa raiz de acidentes, estimar as consequências, e auxiliar no desenvolvimento de plano de prevenção e na implementação medidas para mitigar acidentes.

Cada risco possui uma classificação (físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes) e formas adequadas de gerenciamento (planilhas, raciocínio indutivos). Nem todos os perigos e riscos são iguais ou possuem as mesmas consequências. Os perigos e riscos ocupacionais, como escorregões, quedas, cortes e prensamentos, geralmente afetam trabalhadores individuais. Por outro lado, perigos/riscos dentro das organizações podem levar a acidentes graves envolvendo por exemplo um incêndios ou uma explosão, ou ambos. Tais acidentes podem prejudicar os trabalhadores e comunidades próximas. Portanto, o foco do gerenciamento, pesquisa e análise de perigos e riscos, investigação de acidentes e a realização simulados de emergência buscam verificar o quão preparada a organização está mediante uma ocorrência e se detém de todos os recursos necessários.

O trabalho visa demonstrar a importância do sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional para otimizar o trabalho na organização e reduzir o risco de acidentes e perdas. O principal objetivo do sistema de gestão é melhorar a execução do trabalho nas organizações e reduzir o risco de acidentes, bem como os

incômodos e transtornos por eles causados. Com base na opinião do autor, será discutida a relevância da realização de simulados de emergência para que as organizações possam mensurar os riscos e oportunidades que, poderão ser levantados na realização dos mesmos, bem como poderá se preparar para minimizar as consequências na ocorrência de uma emergência envolvendo acidentes no trabalho.

O presente trabalho partiu da necessidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos nos anos desempenhando a função de técnico e que motivada pela atual função desempenhada que demanda de maior conhecimento acerca de gerenciamento de riscos levou a escolha do tema para a pesquisa em questão.

  1. METODOLOGIA

  1. ESTUDO SOBRE OS RISCO

Desde os primórdios, nas primeiras atividades desenvolvidas pelos seres humanos já existiam riscos relacionados as atividades que desencadeavam acidentes e/ou doenças, com o passar do tempo e com a evolução foram surgindo estudos e a crescente necessidade de determinar as causas dos acidentes e doenças, e assim pode-se verificar que ambos poderiam ser minimizados, evitados e/ou eliminados caso fosse neutralizados antes da sua manifestação, ponto onde se aplica o gerenciamento dos riscos.

Ao longo dos anos, as leis relativas à saúde e segurança do trabalhador tornaram-se cada vez mais empenhadas em melhorar as condições de do meio ambiente de trabalho. Neste contexto, a análise e implementação da gestão para proteção dos trabalhadores sobre perigos e riscos tornou-se algo relevante para as organizações comprometidas com o cumprimento da legislação, visando saúde e a segurança de sua equipe.

A identificação e avaliação dos perigos e de suma importância para a saúde e segurança dos trabalhadores, o que se faz necessário gerenciar os riscos que foram identificados dentro dos processos de tal forma a torna-los aceitáveis. Antes de falar sobre riscos e importante identificar os perigos, visto que os risco estão associados diretamente ao perigo. O processo de identificação dos perigos, isto e, das fontes potencias de danos, e de avaliação e controle dos riscos decorrentes não devem se limitar apenas as operações produtivas e as situações da rotina da produção. Devem abranger também os processos necessários para situações ocasionais ou periódicas, tais como armazenagem e estocagem de materiais, paradas programadas, manutenção corretiva e preventiva, limpeza, obras de reparo ou ampliação. Os acidentes também podem ocorrer em dias que a rotina normal da organização não está presente.

O processo de identificação dos perigos, avaliação e controle dos riscos devem ser contínuos e não podem se limitar a um mero levantamento inicial, tendo em vista que as fontes de danos podem surgir onde anteriormente não estavam, em

função de novas atividades de trabalho dentro da organização. Os riscos podem ser avaliados de diferentes formas e níveis, assim como podem ser utilizadas de diferentes ferramentas e técnicas para diferentes contextos.

Nem todos os riscos existentes são fáceis de serem identificados, pois dependem do conhecimento e da habilidade dos identificadores, que nem sempre tem a competência requerida para entender de todas as fases dos processos existentes em uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (278.5 Kb)   docx (109.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com