TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre risco de Mercado

Por:   •  29/6/2015  •  Artigo  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo sobre risco de Mercado

 Este artigo tende a mostrar uma visão geral de cada tópico com o foco na região sul Fluminense e dar um panorama dos riscos de mercado que a envolve.

A região Sul Fluminense tem um grande potencial, devido a sua privilegiada localização e a diversificação econômica.

Segundo dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - FIRJAN, á cinco municípios da região que se destaca neste desenvolvimento, que são: Volta Redonda, Porto Real, Resende, Piraí e Angra dos Reis. Mas não podemos deixar de citar Itatiaia, que com certeza tem influenciado significativamente para o desenvolvimento.

Estas cidades possuem o índice Firjan de desenvolvimento Municipal - IFDM acima de 0,8, sendo que Volta Redonda ocupa a terceira posição no Estado, atrás apenas de Macaé e Niterói. Isto comprova mais uma vez que os investimentos na região vão aumentar muito mais.

Dentre as cinco cidades, destaca-se Resende que de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, os números divulgados pelo Censo Demográfico 2010 registram 119.769mil habitantes.

A Princesinha do Vale, que no passado já foi habitada originalmente por índios Puris, constituía suas riquezas com o “café com leite resendense”. Decorrente do desenvolvimento das plantações de café, tendo seu auge nos meados do século XIX, e a pecuária leiteira se firmando como principal atividade econômica no século XX, após o declínio do Café.

Muitas conquistas na já metade do século XX, mas seguindo rumo para grandes transformações estruturais e progresso, a região Sul Fluminense alavancou seu desenvolvimento com as instalações de empresas, em um amplo parque industrial, que vem atraindo a atenção de muitos investidores para região.

De acordo com os dados da FIRJAN – RJ, o Sul Fluminense ocupa a terceira colocação entre as regiões que mais terão projetos de construção e expansão, sendo responsável por 6,7% do total de investimentos no Rio de Janeiro. Além da implantação da Usina Nuclear Angra 3, Angra dos Reis também terá investimentos na ampliação do cais do Porto da cidade, para atender aos mercados ligados ao pré-sal.

Resende também está em destaque, com a implantação da fábrica da Renault-Nissan de automóveis e a expansão da fábrica MAN Latin America e Porto Real terá a expansão da fábrica PSA Peugeot Citroën.

 Já Itatiaia segue com a expansão da fábrica Michelin e destaca- se também a instalação da Hyundai, que já está construindo a sua primeira fábrica fora da Ásia, neste município.

Com a chegada dos novos investidores e o alto desenvolvimento sócio econômico e o crescimento com a expansão, a região se transformou em um grande polo industrial.

De acordo com a FIRJAN, o Sul Fluminense ocupa a terceira colocação entre as regiões que mais terão projetos de construção e expansão, sendo responsável por 6,7% do total de investimentos no Rio de Janeiro, que somam R$ 14,1 bilhões, para o período de 2012 a 2014.

Além da implantação da Usina Nuclear Angra 3, Angra dos Reis também terá investimentos na ampliação do cais do Porto da cidade, para atender aos mercados ligados ao pré-sal.

Resende destaca-se, com a implantação da fábrica da Renault-Nissan de automóveis e a expansão da fábrica MAN Latin America e Porto Real terá a expansão da fábrica PSA Peugeot Citroën.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com