TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento Riscos

Por:   •  26/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso: Por que gerenciar risco? 

       Trabalho da disciplina: Gerenciamento de Riscos

                                  Tutor: Prof. Eduardo de Moura

Rondonópolis, Mato Grosso

2019


CASO: POR QUE GERENCIAR RISCO?

Referências: TUFANO, Peter, HAVER BUSINESS SCHOOL, “Caso LACC # 207P03, versão traduzida para Português do caso número 294107: Porque Gerenciar Riscos”, 28 de fevereiro de 2001.  

O gerenciamento de riscos do projeto é um processo para identificar, analisar e minimizar possíveis problemas que podem afetar negativamente o andamento de um projeto. O principal objetivo do gerenciamento de riscos no gerenciamento de projetos é cuidar de qualquer coisa que possa desviar o projeto de atingir seu objetivo final. Se os riscos do projeto não forem identificados, evitados ou retificados, seu projeto poderá acabar excedendo o orçamento, atrasado ou até parado completamente.

O artigo em de estudo “Por que Gerenciar Riscos” sugere dicas e informações da necessidade de gerenciar o risco em uma organização, usando como exemplo a exposição de riscos financeiros de empresas e de como a exposição e controle dos riscos pode aumentar o valor da empresa.

        O estudo de economistas sugere que a maioria das pessoas são avessas aos riscos financeiros. As pessoas avessas a riscos sempre preferirá aqueles com retornos menos variáveis. A maior parte dos indivíduos demonstra essa aversão quando compra um seguro de carro, imóvel, saúde, vida ou invalidez.  Porém no mundo das finanças essa teoria não é válida e não gera valor agregado para as empresas.

Algumas “imperfeições” tornam a gestão de riscos atrativa e relevante, como por exemplo a politica de investimentos, a questão da legislação tributária, falência da empresa, custos de operação, informação concreta dos mercados (assimetria), são alguns exemplos citados no caso em estudo.

A falência da empresa (deterioração financeira), implica em custos diretos elevados para a empresa, o que inclui despesas legais e contábeis. Essa situação pode ocasionar uma elevada perturbação nas operações da empresa e no planejamento estratégico. Para minimizar a dificuldade financeira as empresas devem fazer o uso do gerenciamento de riscos para melhorar a saúde financeira da empresa e minimizar os impactos na sua operação, perdas de vendas e credibilidade junto aos clientes.

A politica de investimentos da empresa visa com que esta tenha um fluxo de caixa estável e estruturado, para garantir as suas operações e estratégias de mercado. Ao gerenciar a politica de investimentos a empresa teria uma vantagem competitiva e se beneficiaria por prever os fluxos de caixa futuros de maneira estruturada e planejada, podendo ter uma visão mais realista dos desembolsos futuros. Outra vantagem da gestão do risco da politica de investimentos seria a redução dos riscos juntos aos seus credores e ao mercado, pois se tornaria mais confiável por ter um fluxo de caixa estruturado e previsível. Isto segundo o artigo remete a uma possibilidade da empresa investir em projetos de risco mais elevados, com a previsão de maior retorno financeiro e que de maneira geral aumenta o valor para os acionistas da empresa.

Os efeitos tributários são os efeitos dos impostos dos diversos cenários da gestão de riscos. As empresas estão sujeitas a alíquotas tributárias fortemente convexas ou progressivas em função do aumento de suas receitas. O artigo exemplifica uma simples análise da gestão tributária pode maximizar o resultado financeiro de uma empresa. Esse exemplo torna claro a importância da gestão de riscos no aspecto tributário por exemplo para estabilizar os seus lucros e tributos.

Os custos de transação são os exemplos mais claros de aumento de valor para o os acionistas, em virtude de uma gestão de riscos financeiros. Custos de transação são os valores ocasionados à empresa por meio de transações para captação de recursos ou manutenção de sua atividade. Em geral, quando uma empresa recorre ao mercado em busca de insumo, equipamentos, ou prestação de serviços são estes os gastos que elas enfrentam. Alguns fatores afetam ou geram custos de transação: racionalidade limitada, especificidade de ativos e oportunismo. Quando o acionista não consegue realizar operações de gestão de risco de modo econômico e eficiente quanto a empresa, o investidor que desejasse gerenciar risco certamente se beneficiaria da execução de tais transações pela empresa a níveis mais baixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com