TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO SOBRE SANEAMENTO BASICO

Por:   •  31/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 10

A falta de saneamento básico na zona urbana do município de Milagres-CE e sua influência na saúde pública.

Matheus Oliveira de Almeida.
Professor orientador: Dr. Paulo Sérgio Silvino do Nascimento.

Resumo

O estudo analisa como a falta de saneamento básico pode influenciar diretamente na saúde pública do município de Milagres-CE, com foco na zona urbana do município. O objetivo é compreender através dos dados obtidos, que o grande índice de doenças as quais os maiores vetores é o acúmulo de resíduos ou a destinação incorreta das águas residuais e está ligada diretamente a falta de saneamento do município. A pesquisa foi desenvolvida através de uma pesquisa documental, os dados foram obtidos na Secretaria de Saúde Pública do município de Milagres-CE, coletando dados do ano de 2017 sobre os números de casos de doenças confirmados no Hospital local ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), assim como uma breve pesquisa na Secretaria de Infraestrutura, para conseguir informações sobre a coleta de resíduos e destinação das águas residuárias, sendo possível assim fazer um levantamento das principais doenças causadas pela ausência da coleta correta dos resíduos e esgoto. Com os dados adquiridos na secretaria de saúde foi possível analisar grandes quantidades de casos confirmados de diarreia aguda, Zika Vírus, dengue, e Chikungunya, tais doenças as quais os maiores vetores é o acúmulo de lixo em locais específicos do município, assim como esgoto a céu aberto na periferia da zona urbana. Com as informações analisadas foi possível concluir que a falta de saneamento é sim um grande problema para a saúde pública, e o município tem a necessidade de uma obra de saneamento básico, ou doenças como diarreia e dengue serão pertinentes ano após ano.

Palavras-chave: Saneamento básico; Milagres; Arboviroses; Diarreia; Saúde Pública.

Introdução

        Doenças por falta de saneamento é algo comum no país onde vivemos. A falta de investimento público ou até mesmo a destinação incorreta dos recursos públicos tem causado grandes prejuízos à saúde, pois doenças como dengue, diarreia, cólera, hepatite A, tétano e leptospirose vem assolando grande parte da população marginalizada do país. Coletar e analisar dados sobre o tema é de grande importância para o entendimento e possível solução para o problema. O município de Milagres-CE é um dentre vários que sofrem dessa falta de investimento e atenção, sendo assim necessário fazer um estudo sobre o assunto para a conscientização do meio político, discente e popular. Assim podendo entender e cobrar o direito a saúde afiançado pelo Art. 196 de nossa constituição, que define a saúde como um dever do Estado, garantido por políticas sociais e econômicas, visando a redução do risco a saúde da população (Brasil,1988).        

O Ceará como o Nordeste em geral sofre com a falta de saneamento, segundo reportagem do G1 (2017) “Apenas 20% das cidades do Ceará tem plano municipal de saneamento básico”. Saneamento básico é um dos direitos humanos que é assegurados constitucionalmente, de acordo com Vidigal (2015, p.1) “Definido pela lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico”. As diretrizes são definidas como serviços gerais de infraestrutura e instalações operacionais que fornecem o abastecimento de água potável, tratamento dos recursos hídricos usados, limpeza do meio urbano e manejo dos resíduos sólidos. Implantar o saneamento básico em um município é assegurar o bem-estar da população, pois com a promoção da melhora da qualidade de vida consequentemente irá influenciar positivamente na saúde pública local, Vidigal (apud TEIXEIRA e GUILHERMINO 2006). Essa situação a grande maioria das vezes afeta mais as pessoas que vivem à margem da sociedade, devido à falta de estrutura básica das regiões onde vivem. Segundo o manual de saneamento da FUNASA, foi realizado uma pesquisa e divulgada pelo Ministério da Saúde comprovando que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, é possível economizar R$ 4,00 em saúde pública, Nomura (apud FUNASA, 2004).

Geralmente em áreas periféricas de um município, o serviço de saneamento não é disponível de forma equitativa para a população e o acesso precário é responsável         por grande parte da ocorrência de doenças diarreicas associadas a pobreza, (PAZ,2012). Segundo Paz (2012, p.189) “A diarreia é um grave problema de saúde pública intimamente associado às condições de higiene da água utilizada”

A inexistência de serviços de água potável, coleta de águas residuais, tratamento de esgoto cria um ambiente propício a doenças (TRATABRASIL,2018).

Baseado no Ranking de 2017 pelo Instituto Trata Brasil, entre as doenças mais associadas a falta de saneamento, diarreia é a mais citada, isso em um estudo feito entre as 10 melhores cidades e 10 piores do Brasil. Segundo dados cerca de 40% das internações de crianças em hospitais corresponde ao vírus da diarreia o Rotavírus, vírus este que é transmitido pela água. Apontando assim que é de suma importância o acesso a água potável e o esgotamento sanitário adequado, para diminuição dos casos (TRATABRASIL,2018). No Brasil as doenças de transmissão feco-oral foram responsáveis por 87% das intenções causadas por falta de saneamento (diarreia, febre entéricas hepatite A TRATABRASIL (apud IBGE,2013).

O conceito de saúde pode ser entendido de acordo com Ribeiro (2010, p. 2) “como um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, não associado somente ao saneamento ou prevalência de doenças. É importante dar ênfase em vários setores que são determinantes da saúde não somente a prevenção de doenças ou assistência, é preciso cuidar da mente e do social.

É necessário cada vez mais conscientizar a população, para entender o que é saúde, meio ambiente e sociedade, pois quanto mais conhecimento sobre o meio em que vive, mais fácil será a sua interação política, social e ambiental

O objetivo da pesquisa foi fazer um levantamento do índice de doenças causadas pela má destinação dos resíduos e águas residuais, e compreender que com a instalação do saneamento básico vai diminuir em grande número as doenças causadas por esses vetores, melhorando assim a saúde pública local, como o bem-estar do cidadão que é lhe assegurado por direito.

Metodologia

        A pesquisa foi feita no município de Milagres, localizado no estado do Ceará e na região do Cariri cearense, segundo a última estimativa feita o município possui cerca de 28.466 habitantes (IBGE,2018).  O foco da pesquisa foi na zona urbana do município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (316.5 Kb)   docx (223.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com