TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente e Doenças do Trabalho

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Ambiente e Doenças do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Quarta tarefa da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos de 40

TAREFA 4

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, serve como um indicador biológico e um termômetro de como está o funcionamento da politica de segurança ocupacional da empresa e a aderência do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Assim é imprescindível conhecer e identificar as características de um bom PCMSO e como ele interfere na segurança ocupacional de uma organização.

Isto posto: Analise o PCMSO apresentado e sua aderência a legislação vigente em especial a NR07, inferindo-se o mesmo serve como um instrumento de política de segurança e higiene no trabalho.

O texto tem tamanho livre. Vale de 10 (dez) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.

A NR-7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. A NR-7 apresenta uma série de instruções e/ou indicações para a correta elaboração do PCMSO. Entretanto, o PCMSO não é um programa isolado, deverá levar em consideração as demais NRs, como a NR-09 que está relacionada com o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) identificando a situação causadora de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho fazendo com que ocorra a redução dos riscos e aumente a qualidade de vida dos trabalhadores.

Diante disso e considerando o exemplo do PCMSO enviado para análise, nota-se irregularidades no PCMSO da empresa IMUNOTECH, pois algumas das normas e atividades que devem ser executadas não estão adequadas. O PCMSO deverá conter no mínimo identificação geral da empresa, identificação dos riscos baseados no seu PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais) e plano anual de realização dos exames médicos. Após analisar as informações contidas no PCMSO da referida empresa é possível detectar pontos de melhoria no documento em estudo.

A identificação da empresa deverá conter no mínimo as informações como razão social, CNPJ, endereço, ramo de atividade, grau de risco, número de trabalhadores, horário de trabalho e turno. É possível perceber a ausência de informações, como número de funcionários e horário de trabalho, por exemplo.

A identificação dos riscos, apresentado como ações primárias, são descritas de forma sucinta, ou seja, pouco se enfatiza os riscos, onde a maioria dos trabalhadores tem ausência de exposição a eles. Não se descreve com clareza quais as metodologias para sanar os riscos encontrados. Não é possível perceber conexão com PPRA da empresa, conforme exigido pela NR.07. O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais é a base para verificação dos riscos existentes e deve auxiliar em ações mitigadoras e/ou eliminação dos riscos envolvidos nas atividades do trabalho. Os riscos envolvidos são descritos sem ser relacionados, por exemplo, com seus equipamentos de proteção que atenuam ou elimina os riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com