TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Fire Safe

Por:   •  13/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.455 Palavras (14 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Gestão de projetos: certificação conforme requisitos da norma ISO 10497 – Teste do tipo de fogo para válvula esfera

Marcos Andrade (FTNCDA) mac.andrade_@hotmail.com

Cesar Augusto Della Piazza (FTNCDA) della_piazza@yahoo.com.br

Luis Fernando Quintino (FTNCDA) luis.quintino@drummond.com.br 

Wesley Barbosa de Oliveira (FTNCDA) wesley.oliveira@drummond.com.br 

Resumo: Esse artigo descreve a homologação de um produto para fornecimento à Petrobras. As exigências e requisitos específicos fazem as empresas atuantes no ramo se adequarem buscando certificações e qualificações para não perder mercado. Um dos requisitos para fornecimento desse mercado é o teste do tipo de fogo para válvulas seguindo os padrões normativos da ISO 10497. Essa ideia surgiu diante da necessidade de um cliente estimulando a empresa investir e conquistar mercado nessa área. O objetivo deste projeto é a homologação do teste por uma certificadora independente e tradicional (atendendo os requisitos da norma N-2247 Petrobras), onde as práticas para elaboração e desenvolvimento do projeto, serão guias do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia Pmbok) que descreve normas, métodos, processos e práticas estabelecidas por profissionais de gerenciamento de projetos. Assim, o método empregado nesse trabalho para a indústria de petróleo e gás nos fornece melhores condições para competitividade nesse mercado promissor e exigente que cresce a cada dia no Brasil.

Palavras chave: Certificação; Gestão de projetos; ISO 10497.

1. Introdução

Com a alta do petróleo, ou mais precisamente, a alta da PETROBRAS (Petróleo Brasileiro) no Brasil, fez que a fabricação de equipamentos para tubulação de exploração, refino e transporte de produtos de petróleo no Brasil crescesse consideravelmente. A competitividade e exigências normativas acompanharam esse crescimento e obrigou as empresas a se qualificarem para não perder mercado. Conforme Norma ISO 9001: 2008 a empresa deve planejar e controlar o projeto e desenvolvimento do produto, definindo os estágios, responsabilidades e autoridades de projeto e desenvolvimento, deve analisar as entradas e saídas de projeto e desenvolvimento, devendo verificar e validar o projeto para sua aprovação em relação do projeto inicial.

Algumas ferramentas de Gestão da Qualidade complementam a ISO 9001:2008 relatando que a organização deve identificar as características especiais na entrada do projeto. Implementar no plano de controle e identificar com símbolos para analise de modo e efeitos de falhas, identificando os pontos do projeto com características especiais.

Segundo o Pmbok, projeto é um esforço para criar um serviço ou produto ou resultado exclusivo. Para isso é necessários objetivos claros, parâmetros de medição, datas de início e término que atendam os requisitos das partes interessadas (stakeholders) (HELDMAN, 2009). Os projetos são ainda complexos devido à diversidade de tarefas a executar e merecem certo cuidado com o ciclo de vida devido às mudanças relativas aos recursos necessários durante a vida do projeto. No entanto, uma vantagem do gerenciamento de projetos de acordo com Viana (2005) é que ele pode ser aplicado em empresas de qualquer ramo e nas indústrias, não sendo somente para grandes empresas e projetos de alto custo. Vargas (2003) destaca os seguintes benefícios de gerenciamento de projetos:

• Permitir desenvolver vantagens competitivas e novas técnicas;

• Antecipar situações desfavoráveis que podem ser encontradas para que as ações preventiva e corretiva podem ser adotadas;

• Adaptar a empresa no mercado de consumo;

• Otimizar a alocação de pessoas, equipamentos e materiais;

• Simplificar decisões.

 Há uma busca constante para o entendimento de sucesso em projetos a academia tem buscando entender como isso funciona nas empresas que o utilizam (KERZNER, 2006). Mesmo que seja usual que o gerenciamento de projetos seja gerenciado através de um conjunto de processos e mecanismos com Ferramentas’ e técnicas, há ainda um numero crescente de visão sobre como deve ser gerenciado um projeto (BREDILLET, 2008).

A estratégia deve guiar a criação de projetos de forma que os negócios escolhidos devam estar alinhados com o planejamento estratégico. Dessa forma, todos os projetos estarão alinhados com explicitamente e serão suportados pela estratégia da empresa.  Uma pesquisa revelou que empresas de sucesso no gerenciamento de estratégico tendem a revisar os objetivos de projetos em andamento onde de conclui que há uma grande influência na ligação estratégia formulada e os projetos alinhados (DIETRICH; LEHTONEN, 2005).

Dentro da atual conjuntura competitiva das empresas, e a exigências de mercado e clientes as organizações devem constantemente prover ações de melhorias em seus processos e produtos buscando a vantagem competitiva e a diversificação. Pressões por reduções de custos e melhores poderes de negociação e ganhos de mercado, pressionam as empresas a terem uma gestão de projetos estruturada e eficiente. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo gerenciar a certificação e homologação do processo de teste de tipo de fogo ou teste de queima (Fire-Safe) conforme norma BS EN ISO 10497 e norma PETROBRAS N-2247 para Válvula Esfera forjada, com base na metodologia de gerenciamento de projetos das boas práticas do Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK, 2013) do Project Management Institute (PMI).

2. Metodologia de pesquisa

Esta pesquisa se utilizou em parte de métodos de pesquisa exploratória que têm por definição a busca de esclarecer e modificar ideias e conceitos, para formulação de problemas ou desenvolvimento de hipóteses (GIL, 2010). Vergara (2009) aponta que a pesquisa bibliográfica é o processo que desenvolve a definição de um tema, com levantamento de revisão de literatura, formulação do problema e busca de fontes e materiais para a pesquisa. Além disso, a pesquisa partirá seus estudos em um caso onde testes foram feitos e analisados de forma validar os dados apresentados. O pesquisador Miguel (2007, p.21) expõe que o estudo de caso apresenta “natureza empírica que investiga um determinado fenômeno, geralmente contemporâneo, dentro de um contexto real de vida, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto em que ele se insere não são claramente definidas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (830.5 Kb)   docx (710.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com