TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Segurança do Trabalho

Por:   •  15/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE MULTIVIX – CAMPUS NOVA VENÉCIA

ENGENHARIA CIVIL

ECI05NA

Aristeu Junior Delmaschio

João Victor Malacarne

Rovani Masarin Rodrigues Filho

SEGURANÇA DO TRABALHO NA ENGENHARIA CIVIL

NOVA VENÉCIA – ES

2017

Aristeu Junior Delmaschio

João Victor Malacarne

Rovani Masarin Rodrigues Filho

SEGURANÇA DO TRABALHO NA ENGENHARIA CIVIL

[pic 1]

NOVA VENÉCIA – ES

2017

INTRODUÇÃO

Uma das principais causas de mortes de trabalhadores se deve a acidentes envolvendo queda de pessoas e materiais. O risco de queda existe em vários ramos de atividades, devemos intervir nestas situações de risco, regularizando o processo e tornando os trabalhos mais seguros, promovendo assim a capacitação dos trabalhadores que realizam trabalhos em altura, no que diz respeito à prevenção de acidentes no trabalho, análise de risco, uso correto e particularidades do EPI (equipamento de proteção individual) e EPC (equipamento de proteção coletiva) para trabalho em altura, condutas em situações de emergência, assuntos relacionados e sempre levando em consideração o uso correto das Normas Regulamentadoras

Com o crescimento acentuado da construção civil, verificado nos últimos anos em todo o país, tem sido acompanhado pelo aumento do número de acidentes de trabalho e de mortes de operários, principalmente por soterramento, queda ou choque elétrico o que demanda planejamento sistemático de todos os processos e recursos de uma obra, desde a qualificação do trabalhador até a manutenção dos equipamentos. Entretanto, dispor de elementos que garantam a qualidade da construção não é suficiente para garantir a qualidade na execução da obra. Isto somente é possível caso se considere também a qualidade no recebimento de materiais e equipamentos e a qualidade na execução dos serviços de cada etapa da obra. Junto a isso, a implantação das Normas Regulamentadoras (NR) proporcionou a mudança de papel do Engenheiro de Segurança do Trabalho, o qual deixou de ser meramente um fiscal e passou a ter que planejar e desenvolver técnicas ligadas ao gerenciamento e controle de riscos. Assim, evolui-se de uma visão basicamente corretiva para uma perspectiva preventiva. No entanto, a ocorrência de acidentes de trabalho ainda é frequente. No que se referem aos acidentes envolvendo a queda de trabalhadores, estes podem ocorrer em vários ramos de atividades, como em serviços de manutenção e limpeza de fachadas predial; instalação de torres de telefonia, energia, antenas de TV a cabo, para-raios e outdoors; operação de gruas e guindaste; montagem de estruturas diversas. Deste modo, deve-se intervir nas situações de risco, regularizando o processo de forma geral e tornando as tarefas e os ambientes mais seguros para o trabalhador.

CONCEITO

ACIDENTES DE TRABALHO: O artigo 19 da lei 8.213, de Julho de 1991, conceitua como acidente do Trabalho: “aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando, direta ou indiretamente, lesão corporal, doença ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

A incidência do acidente do trabalho ocorre em três hipóteses:

• Quando ocorrer lesão corporal

• Quando ocorrer perturbação funcional

• Quando ocorrer doença

Consideram-se também como acidentes do trabalho as doenças profissionais e as doenças do trabalho.

• Doença Profissional – É desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social

• Doença do Trabalho – É desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Não são consideradas como doença do trabalho

 • A doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

NORMATIZAÇÃO

        Tomando como exemplo o trabalho em altura (classificado como qualquer trabalho executado a uma distância de 2 metros ou mais, do nível inferior, em que haja risco de queda) temos a NR 18 que é representada pelas Medidas de Proteção contra Quedas de Altura, e também a NR 35 (Segurança e Saúde no trabalho em Altura), que foi criada devido ao avanço das áreas que oferecem riscos de queda aos trabalhadores.

        Essas normas foram implantadas no intuito de diminuir ou até mesmo eliminar os casos de acidentes no trabalho em altura, dentro delas estão especificadas medidas que o trabalhador e o empregador obrigatoriamente têm que seguir para que os riscos sejam minimizados, dentre elas pode-se citar:

  • Empregador: realizar a análise de risco, vistoriar completamente o local no qual o trabalho será executado, passar todas as informações de riscos cabíveis e materiais de segurança necessários para o trabalhador de forma que o trabalho seja efetuado da forma mais segura possível, fazer vistoria de todo o trabalho realizado.
  • Trabalhador: cumprir as disposições legais que estão relacionadas ao trabalho em altura, executar todo o procedimento da forma que o empregador organizar dentro dos conformes de segurança, utilizar todo o equipamento que é necessário para assegurar o não ocorrimento de acidentes, zelar pela segurança individual e coletiva no ambiente de trabalho.

PREVENÇÃO

        O primeiro passo para prevenção dos acidentes em trabalho é a vistoria do local onde a obra será realizada, isso se deve ao fato de que essa avaliação coloca em pauta todos os possíveis acidentes que possam ocorrer no desenvolvimento do trabalho, tornando possível tomar as medidas de segurança necessárias para a prevenção, que podem variar de acordo com terreno, altura, materiais, e tipo de trabalho executado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com