TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO ARTIGO SOBRE TRABALHO

Por:   •  14/8/2019  •  Resenha  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Elabore um fichamento do artigo de Neves et al. (2017). Lembre-se de que um fichamento contém, também, uma análise crítica fundamentada.

NEVES, D. R.; Felix Jr., M. S. ; RUE, F. ; NASCIMENTO, R. P. Sentido e Significado do Trabalho: Uma Análise dos Artigos publicados em Periódicos Associados à Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), de 2008 a 2013. In: XXXIX Encontro da ANPAD, Belo Horizonte (MG), EnANPAD 2015, 2015.

Sentido e significado do trabalho: uma análise dos artigos publicados em periódicos associados à Scientific Periodicals Electronic Library

“O trabalho humano é uma atividade complexa, multifacetada, polissêmica, que não apenas permite, mas exige diferentes olhares para sua compreensão.” (p.319)

Os autores afirmam que a compreensão do trabalhado requer diferentes visões e contextos. Dependendo da abordagem e do enfoque da atividade recebe e por qual indivíduo a realiza, o significado de trabalho possui diversas concepções.

“Para Marx (1983), é justamente essa capacidade que o homem tem de transmitir significado à natureza por meio de uma atividade planejada, consciente e que envolve uma dupla transformação entre o homem e a natureza, que diferencia o trabalho do homem de qualquer outro animal.” (p.319)

Sob a ótica de Marx o trabalho é tido como a capacidade que o homem tem de transmitir significado à natureza ao exercer atividade planejada, consciente e que envolve transformação.

“Sachuk e Araújo (2007) reforçam o caráter central do trabalho para a humanidade quando afirmam que, ao longo de toda a história da evolução humana, o trabalho foi algo determinante para a manutenção da vida do homem, tanto individual como coletiva.” (p.319-320)

Os autores ao citarem Sachuk e Araújo relacionam  que é pelo trabalho que acontece a manutenção da vida e que não é possível a separação do trabalho e da existência das pessoas, uma vez que É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades.

“No entanto, Blanch (2003) comenta que, ao contrário da perspectiva que considera o trabalho fonte de satisfação e de autorrealização, como fundante para construção do sujeito e de sua missão de vida, existem outras abordagens que atribuem conotações negativas ao trabalho.” (p.320)

Os autores comentam sobre as diferentes visões sobre trabalho, Blanch destaca que para o trabalho também há significações negativas. O trabalho pode ser visto como uma penalidade, um esforço ou jugo, o trabalhador se vê sob constante ameaça e insegurança para se manter no trabalho, exigindo assim muitas vezes uma dedicação adicional sem limites.

“[...]Dejours (1999) aponta uma falta de mobilização social e política da sociedade contra as injustiças oriundas desse modelo. O autor comenta que os indivíduos não se indignam e não se mobilizam para melhorar as condições de trabalho e emprego e passam perceber os problemas associados a estas como adversidades naturais. Dessa forma, os indivíduos são “capturados” pela causa economicista pregada pelo sistema liberal de tal forma que eles passam a introjetar o que é valorizado por esse sistema como se fosse dado e natural, como, por exemplo, a competitividade e a resiliência.” (p.322)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com