TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BIODIGESTORES

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE CAPIXABA DA SERRA

TARCISO VINICIUS

JHONY DOS SANTOS DA CRUZ

BIODIGESTORES

Serra-ES

2016

JHONY DOS SANTOS DA CRUZ

TARCISO VINICIUS

BIODIGESTORES

Projeto de pesquisa sobre “Biodigestores” ao curso Engenharia mecânica da Faculdade Capixaba da Serra pela disciplina Metodologia de pesquisa.

Serra-ES

2016

SUMÁRIO

  1. Introdução e justificativas …………………………………………………………….03
  2.  Problema……………………………………………………………………………….04
  3. Hipótese …….......................................................................................................04
  4. Objetivos ………………………………………………………………………….…….04
  1. Objetivos gerais …………………………………………………………..……04
  2. Objetivos específicos ………………………………………………………….04
  1. Metodologia ……………………………………………………………….……………05
  2. Fundamentação teórica ………………………………………….……………………06
  3. Cronograma de execução ………………………………………………………………
  4. Referências bibliográficas ………………………………………………………………

  1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVAS

Em tempos de crise, é clara a percepção da necessidade do aumento de fontes alternativas de energias, buscando alternativas convenientes dentro de cada situação, analisando a disponibilidade do material e seus custos. Nesta pesquisa vamos trazer de forma sucinta e didática uma alternativa energética barata que pode auxiliar a saúde econômica de sua empresa.

Esta fonte de energia barata, nos últimos anos está ganhando amplo destaque, trata-se do biogás, que possui como principal matéria prima fezes de suínos, bovinos, excrementos humanos e outros tipos de matéria orgânica;  este gás, poderá servir como fonte de energia para geradores e aquecedores, diminuindo o consumo de derivados do petróleo, com isso diminuindo custos, além de que com a produção do combustível, os dejetos usados são transformados em biofertilizantes, evitando o despejo inadequado desses no meio ambiente.

Há várias fontes alternativas de energias utilizada amplamente pela sociedade, como o biodiesel e a energia eólica; mas uma fonte de energia extremamente barata está sendo desperdiçada, trata-se do biogás, além do desperdício, essa promissora e barata fonte energética prejudica o meio ambiente se não armazenada e utilizada, nela está contido gases de efeito estufa, que dificulta a dissipação de raios solares refletidos pela terra, aumentando assim a temperatura do planeta. Sabendo que esse gás e combustível, e os animais são as principais fontes desse gás, principalmente os ruminantes desenvolveu-se uma técnica para armazenamento e beneficiamento desse gás.

  1. PROBLEMA

Como produzir energia a partir de gases poluentes de origem animal?

  1. HIPÓTESE

O uso dos biodigestores gera inúmeras vantagens econômicas e ambientais, não só como tratamento seguro de esgoto, mas também na produção de biogás, que pode ser usado para iluminar ou cozinhar e na produção de biofertilizantes. Além disso, se adequadamente tratado, resulta em um efluente que pode ser usado como fertilizante líquido de grande valor orgânico.
Os biodigestores se configuram como uma alternativa sustentável e economicamente viável de fonte de energia limpa, a fim de diminuir a dependência de combustíveis fósseis. Vale ressaltar que as fontes derivadas do petróleo contribuem para essa desastrosa fase em que a Terra está passando, além de estarem em fase de extinção.

  1. OBJETIVOS

Com forma de sistematizar  e orientar o trabalho de pesquisa  foram estabelecidos objetivos geral e específicos, estes se encontram a seguir.

  1. OBJETIVO GERAL

Este artigo tem como foco estudar implementação do uso de biodigestores como fonte de energia a partir de dejetos bovinos, em uma pequena propriedade rural no município de Mutum-MG. O que contribuirá com a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, destino correto de dejetos de animais, diminuição de esterqueiras e proliferação de moscas melhorando, portanto, o meio ambiente rural onde instalado.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Coletar dejetos animais, evitando que estes contaminem o meio ambiente.
  2. Produzir energia sustentável, podendo ser usada como alternativa aos derivados do petróleo.
  3. Trazer alternativas de economia para famílias interessadas.
  4. Mostrar que os equipamentos utilizados São de baixo custo e fácil implementação

  1. METODOLOGIA DE PESQUISA
  1. Caracterização da área de implantação do biodigestor

A implementação do biodigestor será realizada numa  propriedade rural de Imbiruçu,  no município de Mutum, Estado de Minas Gerais. A propriedade possui uma área total 147,8 hectares, sendo destinados para bovinocultura e agricultura. A propriedade conta com o sistema de produção de confinamento de gado leiteiro, atualmente conta com 70 cabeças de gado do tipo Holandês.

A água utilizada pela propriedade provém de uma nascente, onde o sistema para dessedentação dos animais é do tipo bebedouro chupeta.

Os dejetos, atualmente, são tratados pelo sistema de lagoas anaeróbias[1], de acordo com orientações de um agrônomo. A esterqueira passa por limpeza uma vez por ano, o resíduo da limpeza é disposto em montes próximos das áreas de cultivo. Os dejetos atualmente são utilizados como fertilizantes

O biodigestor será instalado ao lado da lagoa, a cerca de 1,80 metros de profundidade, será utilizado o método indiano, que além de ser mais eficiente, é mais seguro, pois possui o gasômetro, que controla a pressão interna do equipamento quando o recipiente está cheio de biomassa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (256.5 Kb)   docx (355.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com