TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banimento do Amianto no Brasil

Por:   •  24/12/2018  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 3.2

Assista aos vídeos e redija resenha, entre 20 e 25 linhas, se posicionando sobre o banimento do amianto no Brasil.

Pesquise em outras fontes e pesquisas que julgue pertinentes.

https://www.youtube.com/watch?v=qn66OZm6hxI

https://www.youtube.com/watch?v=Ynr-WDtuktE

https://www.youtube.com/watch?v=61qiVhkV4BY

O amianto ou asbesto é um nome comercial genérico para variedades fibrosas de sais minerais que possui grande flexibilidade e diversos tipos de resistências, tanto que sua comparação nos vídeos é que ele é tão flexível quanto um fio de cabelo e tão resistente quanto o concreto. A descoberta e o uso desse material datam do final do século XIX, com um grande aumento na sua produção no início do século XX.

Foi nesse período que começaram a indagar os efeitos que estavam sendo causados nos trabalhadores relativos ao pó do asbesto, batizado posteriormente de Pó Maligno. Esse nome foi dado devido aos efeitos cancerígenos provocados pela exposição das pessoas ao pó que eram diagnosticados após certo tempo de a pessoa estar em contato com o amianto.

No Brasil, o uso do amianto era amplamente difundido, sendo um dos maiores produtores e exportadores da matéria até que em 2017 o Supremo Tribunal Federal julgou irregular o seu uso, comercialização e produção em ação direta de inconstitucionalidade, após um longo período em discussão, com a realização de audiências públicas e vários interesses envolvidos.

Aqui, além do fator de doença do trabalho, que afeta diretamente os trabalhadores das minas de amianto e quem trabalha em fábricas de transformação do produto, existe o fator previdenciário que uma pessoa que trabalha com exposição ao pó de amianto tem seu tempo de aposentadoria contado de forma diferente dos trabalhadores comuns, assim o que acontecia na prática era que os trabalhadores aposentavam mais cedo, porque iriam morrer mais cedo.

Ao se aposentar mais cedo, toda a sociedade é afetada pela responsabilização solidária da previdência social e além de o trabalhador doente não estar produzindo como antes. A proibição do uso do amianto foi ao encontro de várias decisões de outros países que já proíbem seu uso há algum tempo e, com as tecnologias existentes hoje, seu uso pode ser facilmente substituído por outros produtos de eficiência similar ou até mesmo melhores que não causam esses transtornos para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (216 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com