TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre banimento do amianto no Brasil

Por:   •  7/12/2017  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 3.2

Resenha sobre banimento do amianto no Brasil

Foi realizada uma audiência publica pelo Supremo Tribunal Federal para debater a questão do uso do amianto. Na discussão o diretor do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador na secretaria de vigilância da saúde, Guilherme Franco Netto, determinou o fim o uso do amianto no Brasil, de acordo com os dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde, atualmente 125 milhões de trabalhadores em todo o mundo estão expostos aos danos maléficos do asbesto-amianto. Segundo eles, 1l3 dos cânceres diagnosticados nos trabalhadores são causados pela inalação de fibras do amianto e a estimativa de 100 mil mortes causadas pelo amianto. A estimativa de mortes nos Estados Unidos é de 67 mil por ano e de acordo com os dados levantados mostram que de 80% a 90% dos cânceres diagnosticados são causados pelo amianto.

O amianto é tão prejudicial a saúde que foi uma questão de discussão e prioridade para vários países durante muitos anos, tornando assim proibido o uso e comercialização do amianto nos países da América do Sul, Argentina, Chile e Uruguai.

Durante essa audiência Publica, o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Industria (CNTI) e do Instituto Brasieliro de Crisotila, o médico Milton do Nascimento apresentou alguns estudos científicos nacionais e internacionais comprovando que os materiais feito com amianto não representam risco para população e afirmou também que documento publicado em 2000 pela Organização Mundial de Saúde apresentou a mesa conclusão. Sendo assim confirmado pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de São Paulo, afirmando que não há nenhuma liberação de fibra ao longo do uso de telhas de fibrocimento.

O Brasil é um dos maiores produtores mundial de amianto utilizado na , fabricação de telhas, caixa d’água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com