TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO

Por:   •  27/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO – Engenharia Mecânica

Disciplina MEC186–Laboratório de Fabricação

___________________________________________________________________________

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP)

Autores – Artur Rustik, Jefferson Luiz Mendonça Junior

Professor da disciplina: Jeferson Nicolodi

jeferson.nicolodi@upf.br

RESUMO

Neste relatório está descrito a análise dimensional do comprimento de peças padronizadas com o intuito de realizar o controle estatístico do processo de fabricação (CEP). Na indústria, o controle do processo garante que as dimensões do produto final estejam dentro das tolerâncias de projeto, com o crescimento do mercado estratégias para analisar essas variâncias são necessárias cada vez mais, pois evitam erros na produção. O experimento consiste na realização de medidas do comprimento de peças padrão com o auxílio do paquímetro, grupos de peças aleatórias formam a amostragem, simulando assim o processo dentro da linha de produção. Com os resultados obtidos, calcula-se o índice de capacidade do processo (CPK) que representa a qualidade do processo de fabricação. Verifica-se diante dos resultados obtidos, a capacidade do controle estatístico de processo (CEP) que auxilia nas diversas verificações necessárias nas indústrias.  Os resultados obtidos foram apresentados em formas de gráfico, e demonstram a variância das peças verificadas, além dos desvios do processo, estes mostram que o processo possui amostras que se encontram fora dos limites gerando alguns pontos discrepantes no processo.

Palavras chave: Controle estatístico de processo. Índice de capacidade. Tolerâncias. Variância.

  1. INTRODUÇÃO

Com o aumento da competividade dos setores da indústria é buscado diariamente a qualidade e alta produtividade nos processos de fabricação. Para garantir a qualidade na linha de produção, os desvios de projeto devem ser conhecidos através da análise da produção para que esta venha atender as características impostas no projeto.

Este trabalho apresenta a metodologia do controle estatístico do processo. A mesma é utilizada por empresas para garantir e conhecer a qualidade do seu processo de fabricação.  Diante dos resultados, o processo será avaliado verificando se o mesmo encontra-se dentro das tolerâncias recomendas.

  1.  Objetivos Gerais e Específicos

Objetivo geral:

  • Determinar a estabilidade do processo de produção através do CEP.

Objetivos específicos:

  • Aplicar o método do CEP;
  • Calcular o índice da capacidade do processo;
  • Traçar o gráfico das médias e gráfico das amplitudes;
  • Analisar os resultados obtidos.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

        O controle geométrico trata basicamente dos procedimentos de determinação de dimensões, forma e posição. Para isto deve-se considerar o comportamento metrológico do sistema de medição e a condição do objeto a medir. O controle das dimensões e formas geométricas de peças nos processos de fabricação são de extrema importância no contexto atual da indústria, e para ser realizado de forma correta envolve uma grande quantidade de definições e conceitos (GUIMARÃES, 1998).

Deve-se ter em mente que na fabricação de uma peça não se consegue obter a forma geométrica perfeita. Utilizar métodos estatísticos podem prever problemas no processo, além de diagnosticar onde encontram-se os pontos de discrepância. É de suma importância para a verificação do processo e conhecimento das características do produto final a ser produzido.

O Controle Estatístico de Processo (CEP) pode ser descrito como um conjunto de ferramentas de monitoramento on-line da qualidade. Com tais ferramentas, consegue-se uma descrição detalhada do comportamento do processo, identificando sua variabilidade e possibilitando seu controle ao longo do tempo, através da coleta continuada de dados e da análise e bloqueio de possíveis causas especiais, responsáveis pelas instabilidades do processo em estudo, conforme dados de nossos estudos (Alencar, 2004) e também confirmados por Cortivo (2005). O Controle Estatístico de Processo abrange a coleta, a análise e a interpretação de dados com a finalidade de resolver um problema particular (Paranthaman, 1990). (LIMA, A.A.N apud ALENCAR, CORTIVO, PARANTHAMAN, 2007)

Para o processo ser então classificado como hábil em relação à capacidade de ter uma produção que atenda aos requisitos, estando ela dentro dos limites pré-dispostos, ambos os índices de Cp e Cpk devem ser maiores que 1,33 garantindo assim que a dispersão dos valores esteja dentro dos limites anteriormente citados. Em casos em que o processo apresenta um dos índices, ou mesmo ambos, abaixo deste nível, medidas devem ser tomadas para que o processo torne a melhorar a qualidade da produção.

Para o processo ser classificado como dentro dos padrões devem ser comparados os desvios encontrados nas amostras verificadas com as tolerâncias aceitas no processo. Essa verificação determinará se o processo está dentro do controle ou se devem ser alterados parâmetros na linha de produção.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

Para determinar e avaliar os índices de capacidade do processo de fabricação recolheu-se vinte amostras de peças cilíndricas iguais a da figura 2, produzidas por um torno mecânico no Centro de Mecânica de Precisão do Planalto da Universidade de Passo Fundo.

[pic 1]

Figura 2- Amostras de peças

(Fonte: Os Autores, 2016)

O objetivo deste estudo foi avaliar o controle do diâmetro externo da peça. Sendo assim após recolhidas as amostras, verificou-se o diâmetro de todas as peças (figura 3) com o auxílio de um micrômetro da marca Mitutoyo com graduação de 0,01 milímetros e capacidade de medição de 0 a 25 milímetros (figura 4). As peças foram aferidas por cinco operadores e os dados registrados.

[pic 2]

Figura 3- Verificação do diâmetro das peças

(Fonte: Os Autores, 2016)

[pic 3]

Figura 4- Micrômetro Mitutoyo

(Fonte: Os Autores, 2016)

        Por meio destes dados foi possível a construção dos gráficos de controle de variáveis e cálculo de índices de CP e CPK, através das equações 1 e 2 apresentadas abaixo:

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

   A figura 5 apresenta os dados coletados durante o experimento.

[pic 7]

Figura 5- Dados coletados

(Fonte: Os Autores, 2016)

Com os valores oriundos das medições realizadas nas peças, apresentados na figura 5, geraram-se gráficos de controle para médias e amplitudes das repetições. Conforme Guimarães (1998), a figura 6 representa os valores das médias distribuídas por um período especifico de tempo, que para o caso deste relatório foram tratados como o número de medições, mas pode ser horários ou datas de coleta de peças para medições dentro de um processo industrial em que se queira controlar suas características.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (326 Kb)   docx (122.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com