TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE ESTATÍSTICO DE UM PROCESSO

Por:   •  30/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 4

UNISALES – CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO

AMANDA ASSUNÇÃO

CÁTALA RACILE

EMILY MOREIRA

EVELYN MOREIRA

LARISSA BERGER

MATHEUS DELUNARDO

NATÁLIA ARAGÃO

CONTROLE ESTATÍSTICO DE UM PROCESSO

VITÓRIA

2021

AMANDA ASSUNÇÃO

CÁTALA RACILE

EMILY MOREIRA

EVELYN MOREIRA

LARISSA BERGER

MATHEUS DELUNARDO

NATÁLIA ARAGÃO

CONTROLE ESTATÍSTICO DE UM PROCESSO

Trabalho Acadêmico apresentado ao/à Prof.ª Miriam Almeida da Disciplina Controle Estatístico de um Processo do nono período do curso de Engenharia de Produção da UNISALES – Centro Universitário Salesiano.

VITÓRIA

2021

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa aplicar o conceito de Carta de Controle. Comumente chamado de CEP (Carta de Controle Estatístico de Processo), tem por objetivo realizar análises relacionados a variação de dados dentro de uma determinada amostra. Com isso, é capaz de indicar se essas variações se encontram dentro dos limites que permitem que o processo esteja sob controle.

Existem dois tipos de carta de controle:

Na Carta de Controle Por Atributos o processo é mais descomplicado pois ele é encarregado basicamente por mostrar de forma visual se o processo está ou não sob controle. Ou seja, o produto pode apresentar defeitos desde que o cliente aceite essas margens, caso contrário, o processo não estará sob controle e o produto é considerado defeituoso.

Já a Carta de Controle Por Variáveis necessita que seja realizada uma análise além da simples averiguação feita de forma visual. Neste caso, para cada elemento que queira ser analisado é necessária a utilização de uma coleção de carta de controle, sendo uma para a dispersão e outra para a média.

2 DESENVOLVIMENTO

Para realização das atividades designadas, utilizamos a Carta X-barra e Carta R que estão presentes de forma intrínseca na Carta de Controle por Variáveis, tendo ainda a Carta S em nossa disposição. Para o desenvolvimento da Carta de Controle por Atributos recorremos a Carta P, tendo ainda a Carta NP em nossa disposição.

Independentemente da carta de controle estabelecida, há sempre 3 parâmetros em cada uma delas: Limite Superior de Controle (LSC), Limite Central (LC) e o Limite Inferior de Controle (LIC). Através de cálculos específicos para cada carta definimos os valores desses Limites e realizamos a interpretação conforme a atividade demanda. Dado que a Carta x-S é utilizada para problemas onde o tamanho da amostra n = >10, utilizamos a Carta x-R, visto que nosso tamanho amostral é n = 5.  

Para definição dos Limites e construção da Carta x-R, deve-se realizar a coleta de dados de cada amostra e então seguir as seguintes etapas:

Cálculo da média () de cada subgrupo:[pic 1]

[pic 2]

Cálculo da amplitude (R) de cada subgrupo:

[pic 3]

Cálculo da amplitude média ():[pic 4]

[pic 5]

Cálculo da média das médias :[pic 6]

[pic 7]

Por fim, temos os cálculos dos Limites de cada carta.

Para a Carta R:

[pic 8]

Para a Carta X:

[pic 9]

Sendo que na carta , o valor do Limite Central (LC) = . E na carta R, o valor do Limite Central (LC) = a média de R.[pic 10][pic 11]

Após a plotagem das cartas, necessita-se apenas realizar a sua interpretação, que, novamente está relacionada ao problema apresentado.

No caso do Subproduto1 realizado pelo presente grupo, busca-se entender se o processo está ou não sob controle. Para a resposta, lê-se as cartas da seguinte maneira: sempre que houver um ponto da média rompendo algum extremo (LIC ou LSC), significa que o processo está fora de controle. Caso toda a média se encontre contida pelo Limite Inferior e Superior, o processo está sob controle.

Abaixo mostra-se o cálculo realizado no primeiro desafio:

[pic 12]

Imagem 1 – Subproduto1

A carta escolhida para utilização é a Carta R, apesar de ambas as cartas estarem indicando que o processo está sob controle.

Para realização do Subproduto2, utilizamos o modelo de Carta P, visto que as diferenças relacionadas a Carta NP é que na segunda o N sofre a necessidade de constância, sendo assim, apresenta o número de não conformidades. Já a Carta P, representa a proporção de não conformidades, além disto, o N não necessita ser constante.

Dada as informações acima, realizou-se as seguintes etapas para construção da Carta P do segundo Subproduto:

Cálculo da porcentagem de não conformes:

[pic 13]

Cálculo da média do processo :[pic 14]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (651.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com