TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Campo Magnéticos

Por:   •  4/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO: EXPERIÊNCIA 1 –Campo magnéticos.

Índice

1. Pesquisa 1

1.1. Objetivo: 1

1.2. Perguntas: 1

2. Experiência: 2

3. Conclusão 4

4. Bibliografia 4

1. Pesquisa

1.1. Objetivo:

Pesquisar e compreender propriedades e grandezas presentes em campos magnéticos, respondendo questionamentos propostos pelo orientador.

1.2. Perguntas:

1. O que é magnetismo? Qual a sua origem? Cite aplicação.

Magnetismo é uma força que exerce um poder de atração ou repulsão entre determinados objetos, como ímãs e materiais ferromagnéticos, por exemplo.

De acordo com as leis da física, o fenômeno do magnetismo atua através de dipolos (forças magnéticas divergentes), denominadas “polo norte” e “polo sul”. Este fenômeno recebe a denominação de “dipolo magnético” e pode ser considerado uma grandeza. A força do imã é determinada por essa grandeza. Os próprios átomos são considerados imãs, por exemplo, com polos norte e sul.

O nome magnetismo vem de Magnésia, região da Grécia antiga onde foi encontrado em grande quantidade um mineral naturalmente magnético: a magnetita, pedra cinzenta, escura e brilhante. O que lhe confere sua propriedade magnética é o fato de constituir-se de um óxido de ferro (Fe3O4). Existem também os imãs artificiais, que são produzidos com ligas metálicas

Somente em 1873 que o pesquisador Maxwell formulou leis capazes de descrever os fenômenos magnéticos. Foi este pesquisador que relacionou os efeitos do magnetismo com a eletricidade, dando origem aos estudos no campo de eletromagnetismo.

O magnetismo, assim como o campo magnético está presente em diversos setores do nosso cotidiano, por exemplo: em autofalantes, microfones, motores elétricos, usinas geradoras de energia elétrica, televisões, cartões de crédito, trens de levitação magnética, adesivos de geladeira, e até mesmo na medicina através de determinados exames, e também nos fenômenos das auroras boreais ou polares.

2. O que são linhas de campo? Como se comportam as linhas de um campo magnético?

Linhas de campos são as linhas imaginárias que representam a direção e a força de um campo magnético. Elas se dirigem do polo Norte para o polo Sul no exterior do imã e do polo Sul para o Norte no seu interior, formando linhas curvas infinitas e que nunca se cruzam.

Segundo a teoria do magnetismo, as linhas sendo fechadas, evidenciam a impossibilidade da existência de um único polo magnético isolado, pois se assim fosse, as linhas partiriam ou terminariam nele, não sendo assim fechadas.

A densidade das linhas de campos magnéticos é mais elevada nas proximidades dos polos, onde a interação com o outro objeto magnetizado será mais intensa.

3.Defina as seguintes grandezas magnéticas, significado físico, símbolo e unidade:

a. Fluxo magnético: É a capacidade de linhas de campo passarem por uma superfície. Sua unidade é o Weber[Wb];

b. Densidade de fluxo magnético: É a relação entre a intensidade do campo magnético e a permeabilidade magnética do meio que ocorre o fenômeno. Sua unidade é Tesla[T];

c. Indução magnética: É o fenômeno que origina corrente elétrica através de um campo magnético variável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com