TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Case Club Med

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Case: Club Med

Uma das marcas mais famosas do mundo no setor de viagens de lazer, o Club Méditerranée da França, mais conhecido como Club Med, selecionou como alvo diversos grupos de clientes ao longo dos anos. Fundado em 1950, um pioneiro de longa data no conceito de all-inclusive resort (hospedagem com pacote completo de alimentos e bebidas), originalmente o Club Med se valia de locais exóticos, acomodações sem luxo e o slogan “O antídoto para a civilização” para atrair solteiros, casais jovens e outros públicos em busca de mar, praia e diversão. Os quartos não tinham telefone, TV, ventilador ou tranca nas portas.

Para superar sua imagem hedonista e ampliar a clientela, na década de 1970 o Club Med passou a oferecer também instalações e serviços de resorts familiares. Dependendo da localização, esses resorts, conhecidos como villages, oferecem uma ampla gama de atividades, desde aulas de trapézio até

musculação e esqui na neve.

Os funcionários do Club Med são chamados “GOs”, ou Gentils Organisateurs (gentis organizadores); os clientes são “GMs”, ou Gentils Membres (gentis hóspedes/membros). Em uma atmosfera informal, GOs e GMs comem, bebem, dançam e jogam juntos.

A tentativa de sair do negócio de viagens de lazer para se tornar uma empresa maior de serviços fracassou; diversos bares/restaurantes urbanos faliram. Combinado com a recessão econômica após os atentados terroristas de 11 de setembro e o acirramento da concorrência, esse fracasso levou o Club Med a uma crise no período de 2001 a 2002. Sob a nova liderança de Henri Giscard d’Estaing (filho do ex-presidente da França), a empresa investiu centenas de milhões de dólares para se sofisticar e atrair clientes mais ricos, criando uma imagem mais requintada. Para celebrar seu aniversário de 60 anos em 2010, a empresa veiculou a propaganda de que o Club Med era “Where happiness means the world” (no Brasil, “Um mundo de felicidade”), que foi sustentada por um amplo esforço de marketing on-line.1

Fonte: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com