TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Case veiculo automatico

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

                 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS[pic 1]

Colégio Técnico de Campinas

 

Pilatos Francisco

Kaue Cesareti de Resende

Weslley Bernardo de oliveira

Willian Correa da Silva

Case automação da linha de produção na área de confecção e impressão de caixas de papelão, Empresa Westrock Valinhos SP.

CAMPINAS

2017

Sumário

Introdução: 3

Analise de processo: 3

Análise da situação atual: 4

Análise da situação final: 4

Estudo da tecnologia/adequação: 5

Análise de implantação tecnológica: 5

Viabilidade econômica: 6

Conclusão: 6

  1. Introdução:

Necessidade de padronizar os sistemas produtivos da planta westrock de Valinhos, com intuito de reduzir a movimentação dos materiais em processo no término da confecção/corte da caixa de papelão, para a maquina de impressão, atualmente este processo é realizado com empilhadeiras e operadores de empilhadeiras, há um gargalo no processo e atual e é possível criar pulmões na saída da maquina de corte da caixa para a maquina de impressão das caixas, ou seja a maquina de impressão das caixa é um gargalo.

Um melhor aproveitamento dos recursos humanos e a otimização dos processos de movimentação de materiais também são essenciais para o aumento da competitividade. A redução de estoques e o uso do fluxo unitário de peças aumenta a exigência de confiabilidade e velocidade na logística de materiais (MARODIN et al., 2010).

Umas das funções mais importantes da logística, e que tem mostrado maior evolução ao longo dos tempos, é o transporte. O transporte em 1980 representava aproximadamente 40,5% de todos os custos logísticos passando para 58,6% em 2000 (HESSE e RODRIGUE, 2004). Por esse motivo, é cada vez mais importante torná-lo eficiente.

  1. Analise de processo:

O Veículo Guiado Automaticamente (AGV - Automatic Guided Vehicle) é uma das tecnologias mais interessantes para transportes de materiais nas indústrias, principalmente no que diz respeito a pagamento de produção (logística), coletar o material do armazém e transportá-lo até a linha de montagem, seu transporte é seguro e eficaz, trazendo grandes benefícios à produção e aos usuários deste sistema (ATLEE, 2011)

Um dos grandes ganhos do AGV além de produtividade e controle é a segurança, este sistema tem uma velocidade contínua programada e é equipado de sensores ópticos e ultrasônicos em todos os lados, o que os faz evitar colisões com seus obstáculos, desde operadores até outros veículos da fábrica, problemas estes que são corriqueiros (excesso de velocidade e falta de atenção) quando temos operadores conduzindo veículos em uma fábrica (HAMMOND, 1986).

Os principais benefícios na utilização de veículos guiados automaticamente estão na redução dos custos com mão de obra, maior flexibilidade no manuseamento e transporte dos materiais, melhor organização da programação do processo, melhor utilização do espaço disponível, maior segurança dos sistemas, aumento da produção e controle de inventários mais eficaz (KIM & TANCHOCO, 1999).

[pic 2]       [pic 3]

Imagens da Web, https://www.logismarket.ind.br e https://www.mmembalagens.ind.br

  1. Análise da situação atual:

As Empilhadeiras retiram o produto na saída da maquina de corte das caixas leva para a impressora carregada com o programa da versão que está sendo produzido no lote atual, no caso de haver material na impressora o lote é enviado ao pulmão para posterior remanejamento até a impressora, ou seja as impressoras são o gargalo do processo.[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

                                                     

        Layout do processo

O uso da tecnologia da informação na logística de armazenagem e distribuição pode reduzir tempo de resposta, aumentar a eficiência no uso do espaço físico e na movimentação de materiais resultando em aumento de competitividade (MACHADO e SELLITTO, 2012).

  1. Análise da situação final:

O Veículo autoguiado retira o material na saída da linha de produção e o desloca para a esteira que corresponde a impressora carregada com o programa da versão que está sendo produzido.

[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

Fabrica automatizada com esteiras de transporte                          Layout planta automatizada

  1. Estudo da tecnologia/adequação:

Os dois veículos autoguiados do projeto são controlados por CLP’s. Um sistema de AGV pode apresentar mecanismo de controle centralizado ou descentralizado (Evers e Koppers, 1996). Podem ser dotados de sensores infravermelhos anti - impacto para o caso de interação com operadores no local ou podem ser desativados por uma cortina de luz que detecte movimentação na área de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (392.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com