TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo de Vida de um Produto

Por:   •  10/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

Ciclo de Vida do Produto (Product Lifecycle Management – PLM)

SUMÁRIO

Introdução

Gestão do Ciclo de Vida de Produtos (PLM)

Fases em que o PLM se aplica

Aplicações do PLM

Características do PLM

As vantagens da utilização do PLM

Conclusão

Bibliografia


Introdução

Nesta pesquisa será estudado o conceito de Ciclo de Vida do Produto (Product Lifecycle Management – PLM), analisando as fases em que se aplica o PLM durante o desenvolvimento de um produto e as características do Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto.

Com a evolução da tecnologia da informação e o fortalecimento da Sociedade da Informação, apareceram as grandes empresas de classe mundial. Os profissionais destas empresas são ricos em três quesitos principais: conhecimentos avançados e especializados; competência para operar segundo os mais altos padrões de qualidade; acesso a recursos em todo o mundo através de conexões globais. As empresas de classe mundial conseguem o sucesso em uma economia cada vez mais competitiva.

Tornaram-se elos essenciais nas cadeias de negócios globais e estas empresas com este perfil contribuem para que os países desenvolvidos estejam à frente da economia mundial. Atualmente estas empresas posicionam-se em seus mercados focalizando dois pontos vitais: manter-se em uma linha crescente de resultados e desenvolver produtos de tecnologia superior.

Essas necessidades trazem os seguintes questionamentos: “como podemos fazer mais com os recursos existentes?”, e, “como podemos inovar melhor, barato e rápido, enquanto nos diferenciamos da concorrência aos olhos dos nossos clientes?”. O Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (Product Lifecycle Management – PLM) é uma estratégia de aproximação do negócio que pode ser utilizada pelas organizações para alcançarem seus objetivos. (SANTOS, 2007).

Gestão do Ciclo de Vida de Produtos (PLM)

A gestão do ciclo de vida de produtos (Product Lifecycle Management - PLM) consiste em um conjunto de processos para gerenciar o ciclo de vida completo de um produto, desde a sua concepção até o seu descarte ou reciclagem. O PLM integra pessoas, dados, processos e sistemas de negócios fornecendo informações para a empresa e sua rede de fornecedores, distribuidores e clientes.

O Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto é uma estratégia de negócio que pode auxiliar as organizações a alcançarem seus objetivos de uma forma contínua, reduzindo custos, melhorando e protegendo a propriedade intelectual, aumentando a qualidade e diminuindo o “time to market”, ou seja, o intervalo de tempo entre a concepção e a disponibilidade do produto no mercado.

 As cinco áreas primárias do PLM são: sistemas de engenharia (SE); gerenciamento de produtos e portfólio (PPM); design dos produtos (CAD – Computer-Aided Design/CAM (Computer-Aided Manufacturing); gerenciamento dos processos de manufatura (MPM – Manufacturing Process Management); e, gerenciamento de dados do produto (PDM – Product Data Management). O fluxo de desenvolvimento de produto segue a seguinte sequência:

Conceber: especificação e conceito de design;

Projeto: Projeto detalhado; validação e análise (simulação); e, projeto das ferramentas;

Executar: Plano de manufatura; manufatura; construção e montagem; e teste de qualidade;

Serviço: Venda e distribuição; uso; manutenção e suporte; e, descarte ou reciclagem. (SANTOS, 2007).

Fases em que o PLM se aplica

 O Ciclo de Vida de Produtos (PLM) se divide em quatro fases, nas quais são aplicadas:

Introdução: Período logo após o lançamento do produto, caracterizado por um lento crescimento das vendas, poucas empresas em competição e, geralmente, um elevado risco e baixo retorno financeiro para as empresas. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na inovação e na qualidade do produto.

Crescimento: Período caracterizado por um crescimento exponencial da procura acompanhada de uma tendência de massificação do produto ou serviço e uma melhoria substancial da rentabilidade das empresas. É um período também caracterizado por uma grande volatilidade competitiva com muitas empresas ao entrarem e a saírem do mercado. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na qualidade, na redução de custos, nos canais de distribuição e no lançamento de novas versões do produto para conquista de um lugar mercado.

Maturidade: Neste período o ritmo de crescimento das vendas dá sinais de abrandamento e intensificam-se fortemente os níveis concorrenciais entre as empresas, visíveis em grandes disputas de preço e publicidade. As principais apostas estratégicas são o lançamento de novos produtos e serviços complementares, com o objetivo de conseguir diferenciar a oferta e conquistar o domínio em determinados segmentos de mercado. Continua a aposta na colocação da ênfase nos baixos custos e nesse momento, também na comunicação.

Declínio: Neste período, a procura entra em queda, os lucros sofrem uma rápida erosão e um número elevado de empresas abandona o mercado. A aposta estratégica nesse momento é manter apenas as variedades de produtos mais competitivos abandonando os restantes. [2]

[pic 1]

Figura 1: Fases do PLM. Fonte: www.knoow.net

        Aplicações do PLM

A aplicação da gestão do ciclo de vida de produtos é feita durante as seguintes etapas:

- Planejamento estratégico: integrar o todo observando sempre a pertinência entre os resultados do projeto à missão, aos objetivos e as metas do patrocinador do projeto;

- Concepção organizacional: estabelece como são conduzidas autoridade, responsabilidade e demais atribuições no ambiente de um projeto;

- Cultural: inclui valores, atitudes, crenças, tradições e comportamento dos stakeholders (pessoas e organizações direta ou indiretamente envolvidos) do projeto;

 - Humano: incluem as pessoas, sua motivação, comunicação e a habilidade para gerenciar sua parte do projeto;

- Planejamento: os objetivos, metas e estratégias do projeto são influenciadas;

- Informação: podem-se rastrear informações referentes a custos, prazos e desempenhos técnicos e administrativos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com