TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento cientifico e especulativo

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 3

Conhecimento cientifico e especulativo

Uma maneira de conhecer a sociedade é com a forma especulativa, o conhecimento vulgar, que nada mais é que um senso comum, corrente e espontâneo de conhecer. É adquirido no trato direto com os homens e as coisas.

É caracterizado por ser superficial, sensitivo, subjetivo, não sistemático. Superficial, pois se conforma com o aparente, sensitivo, porque faz referência a vivências, subjetivo, tendo em vista que a organização das experiências e conhecimento não é de modo sistemático, tanto adquirindo ou com sua validação.

Outra maneira de conhecer a realidade é devido ao conhecimento cientifico e o uso de técnicas baseadas em dados.

Portanto as diferentes maneiras de explicar  fenômenos e fatos que envolvem o mundo que vivemos e a ciência. O sentido da atividade ciência é a pesquisa.

Os conhecimentos podem se diferenciar de quatro formas sendo elas: o conhecimento popular, conhecimento cientifico, conhecimento filosófico e conhecimento teológico. Obs.: a diferença entre a forma especulativa e a ciência esta no nível de consciência do conhecimento e os instrumentos utilizados. Ambos configuram-se métodos.

Teoria: e uma investigação empírica e não são elementos compostos. A teoria jamais se baseia se na realidade e fatalmente será utópica.

 A teoria orienta a investigação, ao mesmo tempo que sinaliza os fatos significativos que irão ser estudados, também direciona a formulação de perguntas. Sugere áreas não exploradas do conhecimento, daquilo que ainda não foi observado.

Desde a investigação, se torna possível chegar a aceitação, reformulação ou rejeição de uma teoria. A verificação empírica, feita somente mediante a investigação, é o que se confirma, reformula ou refuta uma teoria pela constatação.

A teoria e um conjunto de hipóteses coerentemente interligadas, tendo por finalidade explicar, elucidar, interpretar ou unificar um dado domínio do conhecimento. As teorias evidenciam a realidade de algo que é constatado empiricamente. Quando se passa de uma visão geral e abstrata a um conhecimento lógico e racional, chega-se à teoria.

O que e ciência

Definir ciência não e uma tarefa fácil. A atenção de como definir ou conceituar ciência rodeia grande parte do roteiro bibliográfico no campo das ciências.  

De acordo com o dicionário Aurélio ciência e definida como um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos através a observação, a experiência dos fatos a um método próprio.

De acordo com Freire-Maia (1998), raramente os filósofos de ciência buscam defini-la. Segundo o autor existem três fatos para que isso ocorra: o primeiro e o fato de toda definição ser incompleta, o segundo na própria complexibilidae do tema e o terceiro ocorre devido a falta de acordo entre as definições. Pode-se afirmar que ,a principio, a ciência busca compreender as realidade de maneira racional, descobrindo relações universais e necessárias entre os fenômenos.

A ciência, como um todo, é um conhecimento organizado. Cada ciência particular é, em seu setor, a totalidade dos conhecimentos ordenados e relacionados uns com os outros, segundo critérios ligados e geralmente aceitos. A historia da ciência pode ser entendida como a sobrevivência da teoria mais apta em condições rigorosas de teste.

Para Oliveira (2002, p. 47) ao tratar do tema ciência

“trata-se do estudo, com critérios metodológicos, das relações existentes entre causa e efeito de um fenômeno qualquer no qual o estudioso se propõe a demonstrar a verdade dos fatos e suas aplicações praticam. É uma forma de conhecimento sistemático, dos fenômenos da natureza, dos fenômenos sociais, dos fenômenos biológicos, matemáticos, físicos e químicos, para se chegar a um conjunto de conclusões verdadeiras, logicas, exatas, demostráveis por meio da pesquisa e dos testes.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com