TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cálculo da previsão da demanda

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Previsão da demanda

Previsão de demanda é a estimativa da quantidade de produto acabado a ser produzido por uma empresa em um determinado período de tempo, pode ser em um dia, uma semana, meses ou no ano. É usada no planejamento e controle da produção (pcp), vendas e como controle da organização.

Uma boa previsão permite à organização integrar os processos de produção, distribuição e gestão de estoques de forma a corresponder rapidamente às mudanças na demanda do mercado.

Cálculo da previsão da demanda

A Metalúrgica Eros é uma empresa que atua no ramo de matérias não ferrosos, oferecendo produtos como válvulas de bronze, acessórios para incêndio, como produtos de linha própria e fundição e usinagem de Terceiros.

Seus cálculos de previsão de demanda são efetuados através de vendas em meses anteriores e de acordo com o aspecto sazonal e também sob demanda de Terceiros em lotes puxados. A organização se encontra em ascensão no mercado, adquirindo novos maquinários para aumento de produção e rápidas trocas de produtos fabricados, podendo assim atender com mais agilidade a demanda necessária, trabalhando com estoque interno e curto prazo para entrega de pedidos

A programação é realizada em conjunto à expedição, visando fabricação dos produtos de forma que atenda os clientes no momento adequado, em conjunto ao departamento de compras, para que as matérias-primas estejam na linha de produção quando houver necessidade, com vendas, para que não haja desequilíbrio, vendendo mais ou menos que a capacidade dos maquinários e da mão de obra possa produzir, com a produção, sabendo a capacidade que pode ser produzida e com o estoque de matérias-primas, programando de maneira que o estoque atenda as necessidades de produção.

A Organização

A Metalúrgica Eros baseia-se nos seguintes objetivos: Qualidade, Tecnologia , Prestação de Serviços e Eficácia na elaboração do lote.

A qualidade nos produtos é assegurada através de acompanhamento contínuo do processo de produção. Utiliza um sistema de rastreamento onde toda caixa produzida é identificada com data, turno e máquina, identificação das matérias-primas e seus respectivos lotes utilizados.

Alem disso fazem uma serie de controles do processo produtivo utilizando princípios da qualidade total, através de amostragens contínuas, controles estatísticos do processo, produtividade, ficha de controle de qualidade e controle de tempo de cada máquina.

Planejamento Agregado

O Planejamento Agregado é o processo de planejamento das quantidades a produzir em médio prazo, através do ajuste da velocidade de produção, mão de obra disponível, estoques e outros, sendo seu objetivo atender às demandas irregulares, empregando os recursos disponíveis na empresa.

Os administradores têm à sua disposição algumas estratégias para a tomada de decisão no Planejamento Agregado:

-Tempo extra e tempo ocioso;

- Variação de níveis de estoque;

-Aceite de pedidos para atendimento futuro;

-Subcontratação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com