TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESASTRE AMBIENTAL DE MINAMATA

Por:   •  24/11/2020  •  Resenha  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Carla Jaqueline de Souza 

Curso: Engenharia de Produção                                                      Data: 13/09/2018

Disciplina: Ciência do Ambiente e Sustentabilidade

1 SÍNTESE DO DESASTRE AMBIENTAL DE MINAMATA

        Minamata, localizada ao sul da Província japonesa Kumamoto, é o nome da cidade que, entre as décadas de 1950 e 1960, foi palco de uma grande catástrofe ambiental causada por mercúrio.

        A história teve início após a Segunda Guerra Mundial, quando a indústria Chisso, passou a lançar na Baía de Minamata, dejetos contendo mercúrio, que era utilizado para fabricar cloreto de vinila e acetaldeído. Cerca de 20 anos depois, começaram a surgir os primeiros sintomas da contaminação. No ano de 1956, o desastre fez sua primeira vítima humana: uma criança de 5 anos, que chegou ao hospital com graves danos cerebrais. Em seguida, foram registrados vários outros casos que apresentavam os mesmos sintomas, casos estes que, quase sempre, terminavam com loucura ou morte (COELHO, 2014).

        Com o crescimento e agravamento dos casos, os médicos pensaram se tratar de uma doença desconhecida. Porém, somente em 1968 chegaram à conclusão de que se tratava de uma contaminação causada pelo consumo de peixes e frutos do mar contaminados por mercúrio, essa condição ficou conhecida como “Doença de Minamata”. E apenas em 1970, a Chisso deixou de usar a substância para a produção de cloreto de vinila. Contudo, estima-se que o número de mortes até hoje seja de 1.435 pessoas, porém o número de pessoas que ainda sofrem com as sequelas chega a 20 mil (BRASILIENSE, 2006).

        A despoluição da baía começou em 1977 e seguiu até 1991. Hoje, a cidade se tornou um modelo ambiental, promovendo estudos, convenções e a conscientização para que crimes ambientais como esse não aconteçam mais (KAWANAMI, 2014).

2 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O DESASTRE E IMPLICAÇÕES

        O desastre ambiental que aconteceu na cidade de Minamata serviu como estímulo para discussões a respeito da importância de se avaliar os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento industrial, assim como qualquer tipo de atividade, pois, somente desta forma, foi possível ver que não é viável agredir a natureza sem, em troca, pagar um alto preço por isto.

O caso do desastre de Minamata, ainda hoje, de certa forma, se repete, pois, como a indústria Chisso empregava muitas das pessoas que viviam na baía, houve um conflito de interesses, uma vez que, caso a empresa fechasse, boa parte da população ficaria desempregada. Ainda hoje, essa situação pode ser considerada comum, dado que, não se pode simplesmente parar uma atividade que sustenta certa população sem que ao menos se ofereça uma alternativa econômica para o sustento destas pessoas. Portanto, para se solucionar problemas ambientais, é preciso primeiramente resolver as questões relacionadas à sustentabilidade econômica.

        É neste sentido que se tem a importância de discutir e promover o desenvolvimento industrial e ao mesmo tempo evitar danos ao meio ambiente. Pois, como visto, o desastre de Minamata, assim como muitas outras catástrofes ambientais, poderia ter sido evitado, caso os resíduos não fossem descartados inadequadamente. Por isso, é de suma importância o descarte correto dos resíduos industriais, sendo uma responsabilidade da empresa, pois, como visto, muitos destes resíduos são tóxicos e perigosos, e seu descarte incorreto provoca modificações nas características do solo e da água, polui e contamina o meio ambiente. Somente com a destinação ambientalmente correta dos resíduos, acidentes como o de Minamata poderão ser evitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com