TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desastre Ambiental

Por:   •  10/3/2019  •  Dissertação  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Crime ambiental

A natureza é uma obra perfeita onde cada elemento, desde o mais simples, até o mais complexo, interagem-se, completando o ecossistema. A partir do início da revolução, o homem passou a interferir gravemente para a destruição deste equilíbrio, tendo como resultado deste progresso o quadro de destruição que vemos no planeta. (Arnold Gonçalves)

No começo deste ano, no município de Brumadinho, Belo Horizonte - MG, aconteceu um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil, em que a negligência e o descaso com as vidas e a natureza estão presentes em cada novo fato apresentado. A barragem de rejeitos controlada pela empresa Vale S.A. estava classificada pela Agência Nacional de Mineração (AMN) como de baixo risco e alto potencial de danos, pois a medida que a água infiltra na barragem, ela poderia se romper gerando instabilidades. Essas estruturas de terra ou concreto construídas transversalmente são projetadas por engenheiros, utilizadas como reservatório para acumulação de água, embora também para acumulação de substâncias ou de mistura de líquidos e sólidos provenientes do processo de beneficiamento de minérios.

Esse desastre causou enormes consequências nas áreas verdes e produtivas foram inundadas pelos rejeitos de mineração despejados e, embora a lama que se forma a partir dos mesmos no solo não tenha substâncias tóxicas para o homem, agride severamente o solo, pois forma uma cobertura no local em que é jogado, levando anos para secar. Enquanto não seca, é impossível a realização de obras no local e, após secar, o solo fica pavimentado como um cimento, e nada mais se desenvolve ou cresce, o solo perde suas propriedades orgânicas e torna-se infértil. O rompimento trouxe danos para todas as espécies do ecossistema, pois, assim como no solo, quando a lama da mineração é despejada nos rios danifica a matéria orgânica e o ph, ocasionando a morte dos animais. Trazendo também prejuízos enormes não só para agricultura e plantações, mas também para o comercio. Segundo a jornalista Daniela Galvão, os comerciantes da localidade e de cidades vizinhas retardaram o início da abertura de suas portas, os vendedores ambulantes contam, também, que após o desastre, algumas lojas ficaram quatro dias sem abrir em respeito às vítimas e pelo sentimento de luto que toma conta de Brumadinho.

A solução para esses crimes ambientais está na conscientização da forma social, econômica, cultural e política, através de projetos educacionais, que explicam o devido valor da saúde do meio ambiente, priorizando o desenvolvimento sustentável. É de suma importância também que o governo melhore suas fiscalizações na área urbana e rural, elabore ou aplique leis mais rígidas para crimes ambientais, criação e aplicação de projetos de reflorestamentos e economia de recursos naturais, podendo assim, amenizar ou evitar problemas ambientais. (Liliane Araújo)

argumentativo de no mínimo 5 linhas e máximo 15 linhas, citando um crime ambiental recente que tenha ocorrido no Brasil e as consequências não apenas ambientais, mas também sociais e econômicas, trazidas por esse desastre. Reflita também em seu texto sobre como a humanidade pode melhorar sua relação com o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com