TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Desastre Ambiental

Por:   •  30/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 5

Reportagem sobre o Tema Ambiental

Link da Reportagem: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/25/bombeiros-e-defesa-civil-sao-mobilizados-para-chamada-de-rompimento-de-barragem-em-brumadinho-na-grande-bh.ghtml

[pic 1]

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, MG | Minas Gerais | G1

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Imagens aéreas mostram que um mar de lama destruiu casas da região do ...

g1.globo.com

Item 1:

Conhecida e renomada em todo território mundial a mineradora Vale se torna responsável por uma das maiores tragédias dos últimos anos em Minas Gerais.

O rompimento de uma de suas barragens, em Mina do Feijão, localizada na cidade de Brumadinho uma das cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, ocorreu na tarde de 25 de janeiro de 2019, com mais de 500 pessoas atingidas dentre essas suas equipes de funcionários e moradores de toda região.

A empresa não apresentou um sistema de segurança de eficácia quando assumiu que os sinais sonoros de alerta não funcionaram no momento do rompimento. Tendo então um dos maiores reservatórios de rejeito liberado em meio ambiente atingindo casas, áreas rurais para descanso e de empreendimentos, destruindo a flora, vegetação e um dos importantes rios de Minas Gerais.

Os moradores próximos são evacuados de suas casas com os trajes pessoais, as rodovias que cortam a região são fechadas, hospitais se prepara para receber os sobreviventes, pessoas iniciam mutirões para recolher alimentos e água para ajudar a equipe de resgate e da comunidade atingida, uma população toda começa a sentir a realidade da situação.

Secretaria do meio ambiente começa a registrar o efeito do impacto e as consequências que trará para região e todo estado. O governo não sabe se posicionar diante da tragédia, pronuncia e se destaca em tomar as medidas cabíveis para resolver e identificar as causas deste grande impacto que se repete (Mariana, 5 de novembro, 2015), porém agora com muito mais vítimas, mas da mesma proporção para o meio ambiente.

No dia 25 de janeiro de 2019 após o horário do almoço houve o rompimento da barragem em

Brumadinho na Mina do Feijão. Essa barragem continha lama e rejeitos referentes a mineração do mineiro. Uma tragédia que poderia ter sido evitada. Foi confirmado que as sirenes de alerta não foram tocadas. A lama e os rejeitos atingiram várias casas e algumas instalações da empresa Vale, onde funcionários almoçavam, alguns estavam se preparando em seus vestiários para continuar a sua rotina de trabalho e outros trabalhavam na área administrativa. O acesso aos locais afetados era difícil devido a quantidade de lama. Houve a mobilização de várias equipes do Corpo de Bombeiros e voluntários que chegaram rapidamente ao local. Foram feitas buscas com um auxílio de um helicóptero pode se salvar várias pessoas que se debatiam sobre a lama. Hospitais como o João XXIII se preparam para receber os feridos. A princípio não se sabia ao certo quantas pessoas haviam sido subterradas pela lama, a expectativa era de cerca de 400 pessoas desaparecidas.

Item 2:

Pode-se então considerar que o efeito do homem em empoderar sobre recursos naturais transcreve as consequências que causa os maiores impactos nos rios, vegetação, animais e no ar. A destruição desses ambientes reflete na atmosfera futura da região que ocorre de modo prejudicial.

A poluição do rio contaminando os peixes e a captação da água, o ar por causa do pó que se empoeira no ambiente, os animais que morreram e foram contaminados, a vegetação por ter os rejeitos sobre o solo.

Nessa reportagem podemos ver o impacto do homem que é causado pelas grandes minerações onde foi colocado em risco o meio ambiente e as pessoas que viviam em suas proximidades. Em uma busca de remoção dos produtos naturais no seu processo do minério sobra a lama e os rejeitos que são acumulados em barragens prática que já não é adotada em vários países. O que torna tudo mais triste que foi comprovado por laudos que havia uma consciência do possível rompimento dessa barragem e nenhuma medida eficaz foi tomada para o acontecimento desse “crime na minha opinião”.

Item 3:

Contudo, a economia regional sofre um grande abalo, uns por ter perdido parte de seus bens, economias, empreendimento e outros pelos empregos e pontos turísticos que deixa de existir, a partir de então a convivência social diante da situação passa a se tornar intolerável pelas as vítimas e por seus familiares que sobreviveram, mas passam a sofrer pelas perdas e falta de assistência psicológicas e financeira para ter o reingresso, a essência local que fica prejudicada, com isso perdem o carisma e a história da região. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (285.2 Kb)   docx (906.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com