TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESEMPENHO TERMICO e ACUSTICO

Por:   •  21/6/2016  •  Monografia  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

DESEMPENHO TERMICO e ACUSTICO

Garantir o conforto térmico e acústico de uma edificação em container é um dos desafios a serem superados, pois o material empregado não é termicamente e acusticamente vantajoso. Em analise do projeto em estudo chegamos aos resultados expostos abaixo.

Desempenho térmico

O método utilizado para análise do desempenho térmico foi retirado da norma NRB 15220, procedimento 1A- Simplificado (normativo). Este processo presta-se   a verificar o atendimento aos requisitos e critérios para o envelopamento da obra, com base na transmitância térmica (U) e capacidade térmica (CT) das paredes de fachada e das coberturas.

Análise dos resultados

Segundo a norma NBR 15.575 item 9.1 os valores de U e CT (obtidos de ensaios ou da norma NBR 15220-3) são confrontados respectivamente com as exigências dos itens 9.1.1 e 9.1.2. Caso ocorram simultaneamente U ≤ Ulimite e CT ≥ CTlimite, considera-se que a parede atende ao nível Mínimo de desempenho.

As exigências do item 9.1.1 para o valor de U da zona climática da região de Itatiba não foram cumpridas, nem para as paredes e nem para a cobertura.

Nbr 15 220[pic 1]

PAREDES

Nbr 15 575[pic 2]

[pic 3]

COLOCAR SCANEADO O CALCULO


U
obtido= 5,86 w/m².k
Ulimite zona 3<= 3,7 W/m².k

Uobtido não satisfaz a norma, para tanto ações corretivas foram tomadas.

Para satisfazer a norma e tornar essa construção de bom desempenho foram instalados revestimentos em suas paredes internas. Foi considerado a composição de  lã de rocha. Um dos produtos mais antigos e utilizados no mercado para isolamentos. É produzida a partir de matérias-primas abundantes na natureza (rocha basáltica e outros minerais) e recicladas (escória metalúrgica). Após sua fusão a 1500ºC, estes minerais são transformados em fibras por centrifugação. Estas finas fibras são, então, aglomeradas com resinas especiais e aditivos que proporcionam espessuras controladas e propriedades de repelência à água e ausência de poeira. Suas vantagens são, facilidade de encontrar o material no mercado, baixo custo do material e são incombustíveis. Sua aplicação depende de cuidados com o operador, pois seu contato com a pele, olhos e narinas causam irritação. É preciso utilizar mascaras, luvas, óculos camisa de manga longa e capacete.

[pic 4]

Imagem – Lã de rocha Fonte:  http://www.acusterm.com.br/produto/la-de-rocha

COBERTURA

[pic 5]

COLOCAR SCANEADO O CALCULO

Uobtido no inverno= 7,12 w/m².k
U
obtido no verão= 4,75 w/m².k
Ulimite zona 3 minimo<= 1,5 W/m².k

Uobtido não satisfaz a norma.

Para satisfazer a norma e tornar essa construção com bom desempenho o proprietário deveria ter instalado telhas termo acústicas na cobertura, porem não foi feito. Isso poderá comprometer o desempenho térmico da construção nos períodos de inverno. No período de verão o ar-condicionado instalado na dependência interna somado ao revestimento da parede tornam o ambiente agradável.

OPÇÕES DE REVESTIMENTOS E TELHAS

PAREDES

Encontra-se no mercado grande variedade de materiais isolantes. Um exemplo da linha sustentável é a lã de PET.O material base provem das fibra de Poliéster das garrafas PET recicladas, sem adição de resinas, sem utilização de água durante o processo e sem emissão de carbono na atmosfera. Somente a empresa Isosoft relata que retirou do meio ambiente 380 milhões de garrafas PET de seu inicio de fabricação até 2014. Além de ser um material favorável ao meio ambiente, a empresa garante que o desempenho do seu material supera o mínimo exigido pela norma 15575. Certificado pelo órgão IPT, o material não é um consumível ao fogo, podendo ser utilizado em todas as categorias, piso, paredes e coberturas.

[pic 6]

Imagem  Lã de PET– Fonte: http://www.neotermica.com.br/html/isolante-termico/la-de-pet-sp.html

Outra opção encontrada e mais utilizado no mercado é a Lã de vidro. O material é fabricado em alto forno a partir de sílica e sódio, aglomerados por resinas sintéticas. É comercializada em rolos e em painéis, havendo uma diversidade de densidades e espessuras, que adequam-se a cada necessidade. Suas vantagens estão na facilidade de aplicação, são incombustíveis e são facilmente encontradas no mercado. Atendem também as especificações da norma 15575, conforme relata a Acustterm, empresa especializada em soluções para projetos de isolamento termo acústico. Para aplicação desde material e impressindivel o uso de EPIs indicados pelo fabricante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (411.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com