TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientar no atendimento ao requisito de desempenho térmico previsto

Por:   •  1/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Objetivo

Orientar no atendimento ao requisito de desempenho térmico previsto na série de normas NBR 15575:2013 (1). Assim, as informações aplicam-se aos projetos de edificações com uso habitacional.

  1. Diretrizes

  1. Considerações gerais

O projeto da edificação deve ser elaborado de forma a possibilitar o desempenho térmico adequado nas unidades habitacionais. Para tanto, devem ser consideradas as questões relacionadas à insolação, ventilação, dimensionamento de ambientes, assim como as características dos sistemas construtivos utilizados.

Para fins de comprovação do atendimento aos requisitos estabelecidos pela norma de desempenho NBR 15575, primeiramente é possível avaliar os Sistemas de Vedação Vertical Externa e as Coberturas considerando o procedimento simplificado de análise que consiste na realização dos seguintes cálculos:

  • Transmitância Térmica (U): transmissão de calor em unidade de tempo e através de uma área unitária de um elemento ou componente construtivo; neste caso, dos vidros e dos componentes opacos das paredes externas e coberturas, incluindo as resistências superficiais interna e externa, induzida pela diferença de temperatura entre dois ambientes. A transmitância térmica deve ser calculada utilizando o método de cálculo da NBR 15220-2 (2).
  • Capacidade Térmica (CT): quantidade de calor necessária para variar em uma unidade a temperatura de um sistema em kJ/(m².K) calculada conforme ABNT NBR 15220-2 (2)
  • Aberturas de Ventilação: dimensionamento das áreas de ventilação compatíveis com a legislação local.

Caso o SVVE não atenda aos critérios analisados conforme o procedimento simplificado, é necessário aplicar o procedimento de análise de acordo com a ABNT NBR 15575-1 (3), considerando o procedimento de simulação do desempenho térmico.

  1. PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO

  1. Cálculo da Transmitância Térmica (U) – PAREDES EXTERNAS E COBERTURA

Conforme a zona bioclimática estabelecida na ABNT NBR 15220-3 (4) e o nível de desempenho planejado para o empreendimento, as paredes externas e o sistema de cobertura devem apresentar transmitância térmica (U) que proporcionem pelo menos o desempenho térmico mínimo estabelecido nas tabelas a seguir:

Transmitância térmica (U em W/m2.K)

PAREDES EXTERNA - ABNT NBR 15575-4 (5)

Z1

Z2

Z3

Z4

Z5

Z6

Z7

Z8

U ≤ 2,5

Se α ≤ 0,6: U ≤ 3,7

Se α > 0,6: U ≤ 2,5

COBERTURA - ABNT NBR 15575-5 (6)

Z1

Z2

Z3

Z4

Z5

Z6

Z7

Z8

U ≤ 2,3

Se α ≤ 0,6: U ≤ 2,3

Se α ≤ 0,4: U ≤ 2,3 FT

Se α > 0,6: U ≤ 1,5

Se α > 0,4: U ≤ 1,5 FT

α: absortância à radiação solar da superfície externa[pic 1]

Nota: FT – fator de correção da transmitância conforme NBR 15220-3 (4).

FT = 1,17 -1,17.h-1,04                                  

FT – igual ao fator de correção aceitável para as coberturas de zona 8 (admensional)

H – igual à altura da abertura em dois beirais opostos em centímetros

O processo de cálculo da Transmitância Térmica (U) utiliza o valor de Condutividade Térmica  (λ) (W/m.K) obtido por meio de ensaios. A norma NBR 15220-2 (2) apresenta diversos valores como referência que podem ser utilizados, mas convém obtê-los em laboratório.

Para auxiliar na elaboração desse cálculo, utilizar a planilha F05 – Cálculo de U e CT.

A absortância à radiação solar é o quociente da taxa de radiação solar absorvida por uma superfície pela taxa de radiação solar incidente sobre esta mesma superfície.  Assim, quanto mais clara e mais brilhante a cor da superfície, menor é o α. Esse valor não é utilizado no cálculo, porém ele é necessário para definir qual o critério mínimo que deverá ser alcançado.

Para os níveis de desempenho intermediário e superior, não é possível utilizar esse método simplificado, sendo necessária a simulação computacional.

  1. Cálculo da Capacidade Térmica (CT) – PAREDES EXTERNAS

Conforme a zona bioclimática estabelecida na ABNT NBR 15220-3 (4) e o nível de desempenho planejado para o empreendimento, as paredes externas devem apresentar CAPACIDADE TÉRMICA (CT) que proporcionem pelo menos o desempenho térmico mínimo estabelecido na tabela a seguir:

Capacidade térmica (CT em kJ/m2.K)

PAREDES EXTERNA - ABNT NBR 15575-4 (5)

Z1

Z2

Z3

Z4

Z5

Z6

Z7

Z8

> 130

Sem Exigência

O processo de cálculo da CAPACIDADE TÉRMICA (CT) utiliza os seguintes parâmetros:

  • massa aparente ρ ( Kg/m³)
  • calor específico c (kJ/kg.K)

Esses dados são obtidos por meio de ensaios. A norma NBR 15220-2 (2) apresenta diversos valores como referência que podem ser utilizados, mas convém obtê-los em laboratório.

Para auxiliar na elaboração desse cálculo, utilizar a planilha F05 – Cálculo de U e CT.

No caso de paredes que tenham na sua composição materiais isolantes térmicos de condutividade térmica menor ou igual a 0,065 W/(m.K) e resistência térmica maior que 0,5 (m2.K)/W, o cálculo da capacidade térmica deve ser feito desprezando-se todos os materiais voltados para o ambiente externo, posicionados a partir do isolante ou espaço de ar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (686.8 Kb)   docx (779.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com