TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA MIRA DA CORRUPÇÃO

Por:   •  3/4/2019  •  Artigo  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA MIRA DA CORRUPÇÃO

Igor Rafael Evangelista de Lima

Luan Pereira Carneiro

Tháryk Teixeira Entreportes

[1]

INTRODUÇÃO: Uma das palavras mais ouvidas nos dias atuais é sustentabilidade, tanto pelos órgãos públicos, quanto por empresas, escolas e meios de comunicação. Segundo Boff (2012), o conceito de sustentabilidade teve origem a mais de 400 anos, mas ganhou força a partir de 1970, com as reuniões organizadas pela ONU, quando despertou a atenção para os limites de crescimento que colocava em crise o modelo vigente praticado na maioria dos países. Dentre outros significados de sustentabilidade, podemos dizer que é o conjunto dos processos e ações que se destinam a manter a vitalidade e integridade do planeta, a preservação dos ecossistemas que possibilitam a existência e reprodução da vida, o atendimento das necessidades das gerações presentes e futuras e a continuidade das espécies (BOFF, 2012).

A corrupção dos servidores públicos é uma, se não a maior dificuldade encontrada na gestão pública. A falta de caráter associada a falta de profissionalismo impede o crescimento do setor público, independente de qual seja. A corrupção, apesar de ser mais conhecida pelo desvio de dinheiro, por exemplo, não está somente ligada a isso. Despejos irregulares de detritos e restos de dejetos empresas, alegando estar fazendo de forma adequada, também é uma forma de corrupção.

        Acredita-se que o método de selecionar os servidores, também influencia na dificuldade da gestão pública, uma vez que são selecionados, em grande parte apenas a partir


de prova e não por suas habilidades pessoais. Logo, as pessoas selecionadas , nem sempre são capacitadas a entender sobre sustentabilidade na administração pública.

        Em alguns setores, a administração de forma sustentável, nos dias atuais, não podem se consolidar devido à graves problemas acarretados por práticas imorais de alguns servidores públicos. A corrupção continua a ser um dos inibidores do desenvolvimento sustentável do Brasil. Ela afeta as decisões de investimentos, desvirtua o crescimento econômico, altera a composição dos gastos empresariais e governamentais, causa distorções na concorrência, abala a legitimidade dos governos e a confiança nas instituições. (FIGUEIREDO, 2012). Assim, o objetivo geral é salientar as adversidades que a corrupção ocasiona no âmbito do desenvolvimento sustentável. Visto que as inúmeras condutas imorais delimitam as práticas sustentáveis.

        De maneira geral, os serviços públicos brasileiros não geram renda, ou seja, não se torna economicamente viável, claro que com suas exceções, podendo-se concluir que não é sustentável. Além disso, há aquelas que ainda não são favoráveis para a comunidade, como as que têm domínio total do mercado, ou má qualidade em prestação de serviço.

METODOLOGIA: A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o levantamento de dados e a pesquisa bibliográfica realizada em: livros, artigos; dissertações,  como fontes para a coleta de informações. Foi discutido os textos que serviram de embasamento teórico para reflexões a respeito da questão levantada, logo após essa etapa, as bibliografias escolhidas foram absorvidas para análise e por fim agregou-se as observações expondo-as de forma teórica.

RESULTADOS: Os resultados obtidos sobre o levantamento de dados sobressai de forma positiva ao objetivo geral, pois ao realizar as pesquisas os dados indicam o contínuo crescimento da corrupção.

         No contexto do desenvolvimento sustentável Sant’Anna afere que:

“[...] promovendo e ampliando o processo de inclusão social, de forma consistente e sustentável. Não se pode, porém, desconsiderar o fato de que, a parcela da população atual que sofre os efeitos da pobreza, não pode ser sacrificada em função de um futuro imprevisível, imponderável e, aos seus olhos, impossível de ser alcançado em condições dignas por seus filhos e netos, assumindo um compromisso com as gerações futuras sem sequer ter esperança no presente.” (SANT´ANNA, 2013)

        

        Como resultado do estudo fica evidente que o fenômeno da corrupção impacta negativamente as bases da sustentabilidade do país, sendo necessário o ajuste da legislação com o intuito de prover a administração pública federal de instrumento de prevenção da corrupção do país, para que então, haja uma ação preservativa, obrigatória e efetiva e não apenas arbitrária; Munindo assim o estado de um instrumento efetivo. É fundamental que o Estado se disponha adequadamente a fim de aplicar seu poder disciplinar na prevenção e combate a corrupção, sendo um de seus instrumentos o processo de investigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com